Os profissionais da Enfermagem são fundamentais no sistema de saúde, pois estão presentes durante todo o tratamento dos pacientes no ambiente hospitalar, desde o momento da admissão até alta. Além do contato direto com pacientes e familiares, esses profissionais também fazem a “ponte de comunicação” para os outros membros da equipe multiprofissional.
"Enfermeiros atuam em todas as esferas da saúde trazendo valor em cada prática assistencial, educacional, de qualidade e/ou segurança e em gestão. Reúnem competências técnicas e atitudinais que o fazem diferenciados na contribuição para o resultado assistencial", destaca a enfermeira Widlani Montenegro, presidente do biênio 2019-2020 e atual vice-presidente Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI).
Para homenagear estes profissionais, o Hospital São Domingos realiza entre 12 a 20 de maio a Semana de Enfermagem HSD, com o objetivo de destacar o trabalho e dedicação da equipe de enfermagem, principalmente no último ano, com a intensa rotina em virtude da pandemia do novo coronavírus.
O médico intensivista, Dr. Rodrigo Azevedo, destaca que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem são peças-chave no enfrentamento de grandes desafios como a pandemia do novo coronavírus e na Atenção Básica aos pacientes. “No último ano ficou muito evidente a importância do profissional de enfermagem, que deixou seu lar se expôs a riscos para cuidar dos pacientes. A figura do enfermeiro, principalmente a beira leito, é um dos principais norteadores da assistência clínica”, explica.
A programação se estende até a próxima quinta-feira (20), com entrega de brindes, sorteios, almoço especial e homenagens aos profissionais da Enfermagem do HSD. A semana vem para reafirmar a importância dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem na defesa da vida.
Para a gerente de Enfermagem do Hospital São Domingos, Rosilda Mende, os profissionais de enfermagem têm sido protagonistas em todos os espaços de enfrentamento da pandemia. “Talvez, um dos maiores desafios das instituições no campo da enfermagem é manter a qualidade na formação e atualização profissional de acordo com os tempos atuais”, finaliza.