Saúde

3 minutos de leitura

São Domingos promove campanha de combate ao câncer

Na terça-feira, 01 de outubro, instituições de saúde em todo...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 07/10/2013

Na terça-feira, 01 de outubro, instituições de saúde em todo o mundo deram início a uma série de projetos voltados a conscientizar e combater o câncer de mama, o segundo tipo mais frequente em todo mundo. O Hospital São Domingos durante todo este mês, desenvolverá atividades envolvendo os diversos profissionais que atuam na área de oncologia, com o propósito de alertar para a necessidade da prevenção e do tratamento do câncer de mama, que hoje é considerado um importante problema de saúde pública no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se para este ano 52.260 novos casos de câncer de mama, com 12 mil mortes em mulheres acometidas. Os números são altos e não se devem ao aumento populacional, mas à real incidência da doença.

Segundo a mastologista Ana Gabriela Caldas Oliveira, que coordena a campanha no Hospital São Domingos, a importância da detecção precoce do câncer é fundamental para o sucesso do tratamento, pois a doença pode avance rapidamente no organismo. “Uma célula maligna se multiplica muito mais rapidamente no organismo que uma célula sadia. Assim, a doença necessita de tratamento em tempo hábil. Um diagnóstico precoce é fundamental”, explica a médica. 

Além da detecção precoce, um tratamento adequado é indispensável. Dra. Ana Gabriela afirma que houve avanços importantes na terapêutica da doença possibilitados pelos investimentos mundiais que ocorrem em pesquisas, ocasionando oportunidades ainda maiores de cura da doença. “Hoje as cirurgias causam menos mutilações nas mulheres. Em uma parte considerável doas vezes não é necessário retirar toda a mama, como era feito antes, pois o diagnóstico precoce esta acontecendo mais vezes”, revela a mastologista. 

Campanha – “O São Domingos trata de câncer o ano inteiro, mas este é o momento de destacarmos a importância da prevenção e do tratamento”, comentou o mastologista do serviço Dr. José Pereira Guará, ao tratar sobre a importância da Outubro Rosa.

Segundo oncologista clínico Dr. Klayton Ribeiro, coordenador do Serviço de oncologia do Hospital São Domingos (HSD), estar no segundo ano da campanha no hospital é extremamente gratificante. Ele revela que, em 2012, o sucesso das ações desenvolvidas pelo HSD alcançou, inclusive, outras instituições de saúde do Maranhão. “Em 2013, para atrair ainda mais atenção, criamos a ‘Corrida Rosa’, que acontece no próximo dia 26 de outubro às 17h, na Lagoa da Jansen”. O médico ressalta que a proposta é chamar atenção para a importância do combate ao câncer de mama. “Já temos mais de 700 inscritos e teremos ainda mais, pois as inscrições ainda estão abertas. Será um evento marcante”, garante ele. 

No São Domingos, a Outubro Rosa segue com uma programação de palestras que envolvem profissionais das diversas áreas. De acordo com Dra. Ana Gabriela Caldas, a importância de uma equipe integrada e qualificada é fundamental para o sucesso do tratamento. “Um atendimento especializado e humanizado é parte de uma terapêutica que se pretenda ser eficaz. É assim que atuamos no São Domingos: o Serviço de Oncologia recebe o apoio de todas as outras áreas, ou seja, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, patologia, centro cirúrgico, dentre outros”.

Por conta disso, cada um desses profissionais está trabalhando, em palestras, com temas relacionados aos trabalhos implementados durante o atendimento ao paciente com câncer. A nutricionista Rosione Sobrinho, por exemplo, tratou da Alimentação para controle de dor, em que destacou o papel dos nutrientes no tratamento. “Há alimentos que podem contribuir ou prejudicar um paciente. Por isso, tudo deve ser criteriosamente avaliado, pois uma alimentação é fundamental para o processo de cura da doença”, disse a nutricionista. 

O psicólogo Bruno Ricardo Marques abordou a Atenção psicológica para o paciente terminal em oncologia. Na palestra, ele destacou que durante o tratamento, os cuidados se estendem também aos familiares e à própria equipe. “Tanto o paciente, quanto os parentes e amigos devem estar preparados para a circunstância e também para o que pode vir a acontecer. O trabalho do psicólogo é ajudar essas pessoas a lidar com essa situação”, explica Bruno Ricardo. 

Segundo o psicólogo, esse trabalho pode, também, se estender aos profissionais. “Todos estão qualificados para o trabalho que desempenham. Mas, em alguns casos, a ligação afetiva acaba aumentando, às vezes pelo tempo de internação do paciente, e determinada situação pode abalar alguém da equipe”, justifica Bruno Ricardo. 

A Outubro Rosa segue até o dia 31 deste mês. Todos os dias acontecerão palestras para profissionais, pacientes e familiares. “Iremos aprofundar temas dentro da mastologia de forma ampla, discutindo sobre os avanços da área e também das formas de tratamento, prevenção e cuidados”, esclarece a médica Ana Gabriela Caldas Oliveira. 

Notícia divulgada no jornal O IMPARCIAL (domingo, 06/10/2013)

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos