Saúde

2 minutos de leitura

Médicos do HSD alertarão sobre a importância da reanimação cardiorrespiratória

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar ocorre no dia 26 de agosto e terá ações concentradas em dois shoppings de São Luís.
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 21/08/2017

SÃO LUÍS - Sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de saber  reanimar  vítimas em parada cardiorrespiratória (PCR). Este é o objetivo principal do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, celebrado em 26 de agosto. Em São Luís, as ações serão concentradas no Rio Anil Shopping e Shopping da Ilha, das 10h às 22h. Durante a ação, serão repassadas informações sobre reanimação cardíaca com orientações das técnicas básicas até a chegada do socorro médico. A promoção é do Hospital São Domingos e da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência (LATE-MA).

De acordo com o coordenador do Centro de Simulação Realística do HSD, Dr. Luís Carlos Bernardino Junior, a grande importância do Dia Nacional da Reanimação  Cardiopulmonar é a difusão entre a população das técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), procedimento que  pode salvar vidas.

"O socorro imediato, com a reanimação da pessoa com PCR é fundamental para salvar sua vida, pois a cada minuto sem a realização da RCP, a vítima perde-se até 10% das chances de sobrevivência, ou seja, não dá tempo de esperar a equipe de resgate para só então iniciarem as manobras. É importante que todos saibam as técnicas básicas de RCP para socorrer a vítima até a chegada da equipe de resgate", explica o médico.

E são exatamente essas técnicas básicas que serão mostradas durante a ação por médicos e estudantes das instituições promotoras. Serão utilizados manequins de reanimação para demonstrar à população como se comporta o corpo durante uma RCP. Os visitantes também como devem fazer a compressão cardíaca utilizando-se somente as mãos.

Técnicas

O médico acrescenta que todas as pessoas deveriam saber aplicar as técnicas de reanimação cardiopulmonar, pois isso aumenta a chance de sobrevivência das vítimas. "Uma parada cardiorrespiratória pode ocorrer em qualquer lugar e se houver uma pessoa apta a fazer a reanimação, como socorro básico, ela terá mais chances de sobreviver até receber a assistência médica. Por isso, estamos nos mobilizando, desde 2013, para levar à população em geral as informações sobre como proceder em casos de parada cardiopulmonar", justifica.

O Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar é uma mobilização iniciada no Maranhão, em 2013, pelo Hospital São Domingos e a LATE. Aos poucos, os organizadores foram mobilizando outros estados a aderirem ao movimento e hoje, participam 26 estados. "É um relevante serviço que prestamos à população com esta ação, pois esclarecemos as pessoas a importância da reanimação e mostramos na prática, com manequins, como fazer isso de forma eficiente e adequada, ajudando, assim, a salvar vidas", conclui Dr. Bernardino.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos