A Academia Maranhense de Medicina ganhou mais um ilustre membro, o cirurgião geral do Hospital São Domingos (HSD) e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dr. Lages Neto. O médico tomou posse na respeitada entidade na cadeira de nº 50. A eleição de Dr. Lages, ocorrida em janeiro deste ano, é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Medicina Maranhense em seus 34 anos de profissão. A posse ocorreu no dia 23 de março.
A solenidade de posse contou com a presença de familiares, como a esposa de Dr. Lages, Nair Castello Branco; amigos e diversos colegas médicos, como o presidente do Hospital São Domingos, Hélio Mendes, a vice-presidente do hospital, Maria Antônia Andrade da Silva; a diretora do Centro de Diagnóstico por Imagem do HSD, Gláucia Palácio, e o marido, Guilherme Palácio, diretor do Hospital de Referência Oftalmológica (HRO).
“Essa eleição é muito importante na minha trajetória como médico, pois a Academia Maranhense de Medicina é composta por membros de destaque em suas especialidades, na qual tenho vários amigos e, na maioria ex-professores; então, ser reconhecido por aqueles que participaram de nossa formação é muito gratificante, sobretudo por ocupar a cadeira cujo patrono é um cirurgião bastante representativo na História da Medicina do nosso estado, o Professor Raymundo de Mattos Serrão”, afirma Dr. Lages Neto.
A história profissional de Dr. Lages se confunde com a do Hospital São Domingos, pois integra a equipe desde o surgimento do Hospital, há 28 anos. “Tive a honra de formar os Serviços de Emergência e de Cirurgia Geral do São Domingos e, graças a Deus, deu esse fruto que é hoje”, diz.
História
Nascido em São Luís, 60 anos, Dr. Lages é casado com a administradora Nair Pires Castello Branco, com quem tem dois filhos – Bruno, advogado, e Ana Marisa, médica oftalmologista.
Ele se formou em Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1983; fez especialização em cirurgia geral no Hospital Universitário Presidente Dutra/HUUFMA, que à época fazia parte do extinto INAMPS; fez mestrado em Princípios de Cirurgia, na Universidade Federal do Paraná, e doutorado também na área de cirurgia na Faculdade Evangélica do Paraná. Exerce suas atividades profissionais como professor da UFMA e cirurgião geral do Hospital São Domingos.
Origem
A paixão de Dr. Lages pela Medicina está em sua origem. O seu pai, médico patologista Dr. Croce do Rego Castello Branco, foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Maranhão e da própria Academia Maranhense de Medicina Segundo Dr. Lages, dentre as várias atividades da Academia, destaca-se resgatar a história da Medicina no Maranhão e orientar os seus destinos, já que tem como patronos e acadêmicos, profissionais de grande experiência. “A Academia serve como farol da Medicina futura e resgate da Medicina passada”, destaca.
Saiba mais
Em maio de 2017, Dr. Lages Neto foi condecorado com a maior comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a Medalha Manoel Beckman, homenagem proposta pelo deputado Max Barros como reconhecimento da dedicação profissional deste ilustre médico.