Saúde

2 minutos de leitura

Lages Neto é o novo integrante da Academia Maranhense de Medicina

Cirurgião geral do Hospital São Domingos ocupa a cadeira nº 50
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 09/04/2018

A Academia Maranhense de Medicina ganhou mais um ilustre membro, o cirurgião geral do Hospital São Domingos (HSD) e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dr. Lages Neto. O médico tomou posse na respeitada entidade na cadeira de nº 50. A eleição de Dr. Lages, ocorrida em janeiro deste ano, é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Medicina Maranhense em seus 34 anos de profissão. A posse ocorreu no dia 23 de março. 

A solenidade de posse contou com a presença de familiares, como a esposa de Dr. Lages, Nair Castello Branco; amigos e diversos colegas médicos, como o presidente do Hospital São Domingos, Hélio Mendes, a vice-presidente do hospital, Maria Antônia Andrade da Silva; a diretora do Centro de Diagnóstico por Imagem do HSD, Gláucia Palácio, e o marido, Guilherme Palácio, diretor do Hospital de Referência Oftalmológica (HRO).      

“Essa eleição é muito importante na minha trajetória como médico, pois a Academia Maranhense de Medicina é composta por membros de destaque em suas especialidades, na qual tenho vários amigos e, na maioria ex-professores; então, ser reconhecido por aqueles que participaram de nossa formação é muito gratificante, sobretudo por ocupar a cadeira cujo patrono é um cirurgião bastante representativo na História da Medicina do nosso estado, o Professor Raymundo de Mattos Serrão”, afirma Dr. Lages Neto.   

A história profissional de Dr. Lages se confunde com a do Hospital São Domingos, pois integra a equipe desde o surgimento do Hospital, há 28 anos. “Tive a honra de formar os Serviços de Emergência e de Cirurgia Geral do São Domingos e, graças a Deus, deu esse fruto que é hoje”, diz.

História

Nascido em São Luís, 60 anos, Dr. Lages é casado com a administradora Nair Pires Castello Branco, com quem tem dois filhos – Bruno, advogado, e Ana Marisa, médica oftalmologista. 

Ele se formou em Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1983; fez especialização em cirurgia geral no Hospital Universitário Presidente Dutra/HUUFMA, que à época fazia parte do extinto INAMPS; fez mestrado em Princípios de Cirurgia, na Universidade Federal do Paraná, e doutorado também na área de cirurgia na Faculdade Evangélica do Paraná.  Exerce suas atividades profissionais como professor da UFMA e cirurgião geral do Hospital São Domingos. 

Origem

A paixão de Dr. Lages pela Medicina está em sua origem. O seu pai, médico patologista Dr. Croce do Rego Castello Branco, foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Maranhão e da própria Academia Maranhense de Medicina   Segundo Dr. Lages, dentre as várias atividades da Academia, destaca-se resgatar a história da Medicina no Maranhão e orientar os seus destinos, já que tem como patronos e acadêmicos, profissionais de grande experiência. “A Academia serve como farol da Medicina futura e resgate da Medicina passada”, destaca.

Saiba mais 

Em maio de 2017, Dr. Lages Neto foi condecorado com a maior comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a Medalha Manoel Beckman, homenagem proposta pelo deputado Max Barros como reconhecimento da dedicação profissional deste ilustre médico.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos