Saúde

1 minuto de leitura

Isolamento social: veja como manter a saúde mental durante a pandemia de Covid-19

O novo coronavírus trouxe uma realidade inédita para os brasileiros, o isolamento soci...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 08/04/2020

O novo coronavírus trouxe uma realidade inédita para os brasileiros, o isolamento social. Ficar em casa, sem encontrar os amigos ou visitar os avós, sem ir ao trabalho ou mesmo ao cinema, é uma medida considerada necessária para a saúde pública para conter o avanço da pandemia de Covid-19, que atinge o Brasil e todo o mundo.

Nestes dias, o importante é cumprir as orientações recomendadas pelo Ministério da Saúde para que a mudança temporária do comportamento social não abra espaço para o crescimento de pensamentos negativos, como a ansiedade, angústia e medo.

O psicológo e psicanalista do Hospital São Domingos, Bruno Ricardo, alerta para a quantidade diária de informação que recebemos. “Diariamente, somos bombardeados de notícias e a cobertura quase que ininterrupta dos meios de comunicação sobre o novo coronavírus, pode não ser de muita ajuda para aqueles que sofrem de ansiedade. O ideal é filtrar as informações, escolher um jornal diário, uma fonte segura de sua confiaça e um momento do dia para se informar. Após isso, dedicar seu tempo a outras atividades para manter seu dia equilibrado”, recomenda ele.

Uma boa estratégia para cuidar da saúde mental é planejar uma rotina, já que ter um hábito regular traz equilíbrio emocional.  

Para aqueles que não podem trabalhar é hora de aproveitar o tempo livre para organizar a casa, se exercitar, praticar o relacionamento familiar ou mesmo desenvolver atividades que tragam prazer, o ócio criativo, e o mais importante, ter sempre em mente que não estamos sozinhos, mas junto com todo o País e com vários países do mundo.

“Contudo, se ainda assim você se sentir solitário ou ansionso, não hesite em buscar ajuda. Faça uma ligação para um amigo ou familiar para conversar. Conte sobre um filme que viu recente. O importante é, quando perceber que você não está bem, procure afastar o sentimento ruim que começa a sugir”, reforça o psicólogo.  

**Atendimento on-line gratuito
**
Psicológos de todo o País estão adotando formas on-line de atendimento psicológico gratuito para pessoas com ansiedade ou medo causados pela pandemia do novo coronavírus.

“Além desses pontos, que geralmente são serviços oferecidos por universidades e centros de ensino, por meio dos cursos de Psicologia, ou secretarias de saúde estaduais, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, também está disponível para contato com a população que está com estresse durante o período de enfrentamento da pandemia de COVID-19”, finaliza o profissional.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos