Saúde

2 minutos de leitura

HSD treina equipe para uso do protocolo em caso de suspeita do novo Coronavírus

O Hospital São Domingos (HSD) está preparado para atender, de forma segura e ág...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 18/03/2020

O Hospital São Domingos (HSD) está preparado para atender, de forma segura e ágil, casos graves de infecção e contágio viral, como por exemplo, o novo Coronavírus (Covid-19), que está provocando a atual epidemia mundial.

Mesmo sem nenhum caso do Covid-19 confirmado no Brasil, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HSD realizou, no dia 18 de fevereiro, um treinamento com toda a equipe multiprofissional para aplicação do protocolo de emergência em um possível atendimento de suspeita ou quadro confirmado de paciente com o novo Coronavírus.

Houve momentos teórico e prático, com simulação de atendimento a uma paciente com suspeita de contágio pelo novo Coronaravírus. A "paciente" passou por todo o fluxo de atendimento: entrada na  Emergência, atendimento na Classificação de Risco, envio para isolamento na Unidade de Cuidados Avançados e deslocamento em segurança para leito de ar negativo, com o objetivo de testar todas as etapas do protocolo de atendimento.

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) têm função essencial em atendimentos dessa natureza. Por isso, apesar de tratar-se de uma simulação, toda a equipe envolvida no treinamento estava devidamente equipada, para manter, mesmo em uma situação fictícia, a segurança do paciente e da equipe.

Remoção

A remoção de um paciente com suspeita do novo Coronavírus também é um ponto chave do protocolo. O deslocamento é feito de forma segura em um elevador individual, que é higienizado por um colaborador da Hotelaria logo após a passagem o paciente.

O leito de ar negativo é o local em que o paciente com quadro de doenças infectocontagiosas, como tuberculose e Influenza h1n1, ficam internados. Com ar condicionado central e total isolamento hermético, o ar de dentro do leito não circula pelas demais áreas do hospital, evitando assim, a contaminação de outras pessoas.

Durante o treinamento, profissionais da Radiologia e do Laboratório Gaspar simularam também a realização de exames de Raio-x e laboratoriais, com coleta de sangue, para confirmação do quadro de novo Coronoavírus. Toda a simulação teve duração de 1h20.  

Participaram da simulação, equipes do Serviço de Emergência; dos departamentos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA); Segurança Orgânica; Hotelaria; Gerenciamento de Leitos; Radiologia; Enfermagem e profissionais do Laboratório Gaspar.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos