A higienização é um ato simples, mas um dos mais eficientes no controle de infecções e prevenção da transmissão de bactérias, que causam diversas doenças. Por conta disso, o Hospital São Domingos incentiva o uso diário de álcool gel. Responsável por este trabalho está o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) que, anualmente desenvolve a campanha “Higiene das Mãos”, com ações voltadas para colaboradores, equipe assistencial, pacientes, acompanhantes e visitantes.
A campanha faz parte da mobilização internacional do Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio. A data é marcada por ações voltadas para a conscientização de profissionais de saúde, governantes, administradores hospitalares e população em geral sobre a importância do procedimento para a promoção da saúde. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), infecções relacionadas à assistência à saúde afetam milhões de pacientes e têm um impacto significativo nos doentes e nos sistemas de saúde em todo o mundo.
E para facilitar o acesso, o Hospital São Domingos mantém, em todos os setores, dispensadores de álcool gel, sinalizados e com alertas da importância desse ato. São realizadas também campanhas de sensibilização regularmente.
Como ações alusivas à data, o SCIH realizou na última terça-feira (7) uma grande mobilização de distribuição de unidades de álcool e cartões informativos com os “5 Momentos” da higienização das mãos. As atividades da campanha 2019 se iniciaram com a entrega do Prêmio de Excelência de Higiene das Mãos, que foi conquistado pela equipe da Clínica Cirúrgica (Posto C6), pelo segundo mês consecutivo. Outro marco para reforçar a campanha é um vídeo que, com uma abordagem lúdica, convida o público a pensar sobre a importância da correta higienização das mãos. Assista: