Nesta quinta-feira (8) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Considerado um vilão, ele pode aumentar o risco de infarto e outras doenças cardíacas quando em excesso. Contudo, é essencial para a produção de hormônios esteroides e para a realização das sinapses nervosas.
Para alartar a população sobre a doença, o Centro de Cardilogia do Hospital São Domingos realizou uma ação de sensibilização para a prevenção da mesma. A ação aconteceu em parceria com estudantes da Universidade Federal do Maranhão, membros do Núcleo Acadêmico de Cardiologia (NUCADIO), coordenado pela médica ecocardiografista do HSD, Magda Carvalho.
O Dr. Fábio Borba, ecocardiografista do Hospital São Domingos, destaca que "o colesterol elevado no sangue é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral, um importante fator de risco de morte. Entre as complicações decorrentes do excesso de colesterol está a aterosclerose, um acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue e pode causar problemas cardíacos, como infarto, e acidente vascular cerebral".
Ao contrário do que se pensa, o colesterol é essencial ao organismo: está presente na estrutura de todas as células, forma ácidos biliares que atuam na digestão, faz parte da composição dos hormônios e da vitamina D. O seu descontrole é que pode causar danos à saúde. Um dos principais fatores para este descontrole é uma alimentação rica em gordura hidrogenada e saturada, causando também o sobrepeso e a obesidade.