Saúde

4 minutos de leitura

HSD orienta população sobre cuidados com a tireoide em ação no Golden Shopping

Serviço de Endocrinologia Ambulatorial do Hospital realizou ação informativa no Golden Shopping Calhau, no dia 20
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 19/05/2019

O dia 25 de maio é reconhecido como o Dia Internacional de Tireoide e, em alusão à data o Serviço de Endocrinologia Ambulatorial do Hospital São Domingos realizou, na segunda-feira, 20, uma ação de orientação sobre os cuidados com a tireoide no Golden Shopping Calhau. Em todo o país está sendo realizada, de 20 a 25 de maio, a Semana Internacional de Tireoide. 

Durante a ação, as endocrinologistas Dra. Polyana Azevedo, Dra. Patricia Lima, Dra. Roberta Duailibe e  Dra. Thayana Santos conversaram com frequentadores do shopping e repassaram informações sobre o que é a tireoide, cuidados e principais problemas que podem surgir e ainda tiraram dúvidas deles. Com outros profissionais da equipe do HSD, as médicas distribuíram folders informativos sobre o assunto.

Para  saber mais sobre as funções da Tireoide no organismo, leia a entrevista com a coordenadora do Serviço de Endocrinologia Ambulatorial do Hospital São Domingos, Dra. Thayana Linhares:

HSD: O que é Tireoide?

Dra. Thayana: A tireoide é uma glândula com dois lobos, com forma similar a uma borboleta, localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. É uma das maiores glândulas do corpo humano e responsável pelo metabolismo e funcionamento de todos os órgãos. Entre suas funções mais importantes estão a produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

HSD: Quais as regiões do nosso corpo que precisam do bom funcionamento da tireoide?

Dra. Thayana: A glândula tireiode age na função de órgãos importantes do corpo humano, como o coração, cérebro, fígado e rins. Tem papel essencial no crescimento e desenvolvimento de fetos, crianças e adolescentes e seus efeitos também são vistos na regulação dos ciclos menstruais, fertilidade, peso e controle emocional das pessoas. É fundamental que a tireoide esteja em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia de todo o organismo.

HSD: Quais os principais problemas que acometem a glândula tireiode?

Dra. Thayana: Como ela é responsável pela produção de hormônios importantes para o corpo, os problemas na tireoide podem ser vistos no aumento ou diminuição da quantidade desses hormônios, causando doenças como hipertiroidismo (excesso de hormônio) ou hipotireoidismo (queda na produção de hormônio). Estes são alguns problemas mais conhecidos causados por disfunção na tireoide.

HSD: Quando procurar um endocrinologista?

Dra. Thayana: Além das situações acima, você deve procurar um endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios do sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. O público feminino vai necessitar, ao longo das diversas fases da vida, do acompanhamento de um endocrinologista para garantir sua saúde e bem-estar, pois este profissional trata de doenças como obesidade,  hipertensão e  diabetes – doenças com grande incidência em mulheres.

HSD: Qualquer pessoa pode ter problemas na tireoide?

Dra. Thayana: Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres, sendo o sexo feminino mais propenso à doença. Tanto no hipo como no hiper, pode ocorrer um aumento no volume da tireoide, que chama-se bócio, e que pode ser detectado, através do exame físico.

HSD: Nódulos na tireoide são sempre preocupantes e apresentam sempre sintomas?

Dra. Thayana: Existem também os nódulos de tireoide, que não apresentam sintomas. Estima-se que 60% da população brasileira vão ter esses nódulos em algum momento da vida, mas não significa que sejam malignos. Apenas 5% dos nódulos são câncer. O reconhecimento desse nódulo precocemente pode salvar a vida da pessoa e a palpação da tireoide é fundamental para isso. Este exame é simples, fácil de ser feito e pode mudar a história de uma pessoa. Uma vez identificado o nódulo, o endocrinologista solicitará uma série de exames complementares para confirmar a presença ou não do câncer.

Saiba mais

Patologias mais comuns

1 Hipotireoidismo - A insuficiência dos hormônios produzidos pela tireoide provoca hipotireoidismo. Tudo começa a funcionar mais lentamente no corpo: o coração bate mais devagar, o intestino funciona mais lentamente e o crescimento físico pode ficar comprometido. Ocorre, também, perda de memória, ressecamento da pele e aumento nos níveis de colesterol no sangue. A doença costuma ser associada a um leve ganho de peso, uma vez que deixa o organismo mais lento e o paciente sem disposição para a prática de atividade física.

2 Hipertireoidismo - Já o excesso de hormônio causa hipertiroidismo. Nem sempre os sintomas de hipertireoidismo são facilmente detectados pelo indivíduo, no entanto, é preciso atenção já que a condição pode ter sérias consequências, como por exemplo, taquicardia; nervosismo, ansiedade e irritação; crises de sudorese; fadiga muscular; perda de peso sem motivo aparente; alterações no ciclo menstrual; gesticular muito; dormir pouco; cansaço excessivo.

Campanha da Tireoide 2019

A campanha tem como objetivo orientar e esclarecer as dúvidas da população sobre os principais problemas da tireoide e este ano o foco será as gestantes. Por isso, o tema escolhido é: Tireoide e Gestação.

“Poucos sabem, mas os hormônios produzidos pela glândula tireoide exercem papel importante no desenvolvimento saudável da gestação e do feto. O mau funcionamento da tireoide durante a gravidez pode se associar a complicações maternas e fetais”, explica  Dra. Thayana Linhares.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos