SÃO LUÍS - Banheiros com pisos escorregadios estão entre as principais queixas nos hospitais. Apesar de existirem diversos pisos antiderrapantes, tornou-se um problema comum as reclamações a respeito da falta de aderência desses pisos quando em contato com água e os diversos itens de higiene pessoal.
Para proporcionar um ambiente mais seguro, focado na segurança do paciente, o Hospital São Domingos através do Time de Prevenção de Quedas realizou uma análise afim de detectar os principais fatores relacionados à queda no ambiente hospitalar. Como resultado desta, pôde-se observar que a ausência de aderência no piso favorecia a ocorrência desses eventos.
A partir de então, realizou-se uma pesquisa de mercado em busca de uma solução que aumentasse a aderência dos pisos de áreas molhadas. O produto deveria ter sua aplicação rápida e não possuir cheiro para não causar desconforto e mau estar àqueles que estivessem em tratamento em nossas dependências.
Foi encontrado um produto atestado pelas maiores empresas, indústrias e hospitais do país, possuindo tecnologia de nanopartículas. Ele é aplicado através de uma fina camada de química sobre os pisos frios (cerâmicos, porcelanatos, mármore, granito e concreto) sem alterar as características visuais, tornando o piso antiderrapante, mesmo que molhado.
O produto tem sua fabricação nos Estados Unidos e é aplicado pela Anti-Slip de São Paulo. A aplicação deste produto necessitou de toda uma preparação de logística e organização interna para que não houvesse transtornos juntos aos nossos pacientes.
A Gerente Executiva de Apoio do HSD, Abgair Xavier, em parceria com os Analistas de Qualidade, João Evangelista e Pedro Tadeu, estiveram à frente do processo, mobilizando as equipes de hotelaria, manutenção e demais setores do hospital bem como a Área Assistencial.
A aplicação do produto ocorreu no período dos dias 11 a 14 de março, em 229 banheiros, três rampas e 10 apartamentos oncológicos, evitando possíveis acidentes e aumentando, assim, a segurança proporcionada aos nossos pacientes.
O Hospital São Domingos continuará em busca de tecnologias que melhorem o atendimento ao paciente e que lhes proporcione segurança e comodidade em sua recuperação.