SÃO LUÍS - O Hospital São Domingos recebeu, nesta segunda-feira (4) a visita do professor João José Morais Joaquim, da Universidade Politécnica de Portugal, em Coimbra. A vinda do mestre doutorando teve como objetivo conhecer a Farmácia do HSD. Ele foi recebido pela gerente da Farmácia do HSD, Dr.ª Maria Eliane Moraes. Além da Farmácia, ele conheceu outros setores do hospital, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Medicina Hiperbárica, Medicina Nuclear e o projeto de expansão.
"É sempre interessante conhecer outras realidades, outras formas de organização e trabalhar os diferentes contextos, o atendimento aos pacientes e suas diferenças culturais e organizacionais, o que nos permite aprender sempre e conhecer formas de fazer as mesmas coisas que já fazemos, às vezes, de forma diferente e de aprender novas experiências. Temos sempre esse benefício nas visitas que fazemos. Já trabalhei em farmácias hospitalares em Portugal e conhecer essa realidade aqui do hospital e de São Luís é muito interessante", afirmou professor Joaquim Morais.
Pela primeira vez no Brasil, o professor demonstrou estar surpreso com a atual estrutura do HSD. "Estou espantado. Pensava que ia encontrar outra coisa, mas estou surpreso com a qualidade do espaço, com o que encontrei aqui em termos de equipamentos e de tecnologia. Conheço alguns hospitais portugueses e não há muitos com as condições que encontrei aqui no Hospital São Domingos. Estou muito agradado com o que estou a ver aqui", declarou Joaquim Morais.
Ele afirmou ainda que há possibilidade de utilizar de maneira acadêmica as experiências do HSD, principalmente na Farmácia. "A grande riqueza do ensino é a componente prática que conseguimos transmitir e eu tenho a possibilidade de conhecer ricas experiências, que são exemplos que guardo comigo e repasso para os alunos. Essas visitas completam as informações que já obtenho à distância com os alunos nas aulas do curso de mestrado que ministro para vários profissionais, inclusive aqui do Hospital São Domingos", completou. Ele destacou outras experiências conhecidas em São Luís, como as farmácias comunitária e de manipulação.
Para Eliane Moraes, receber a visita do representante da Universidade de Portugal significa muito em termos de troca de conhecimentos e de divulgação das práticas adotadas pelo Hospital São Domingos no exterior. "É uma rica troca de experiências, pois professor João Joaquim nos orienta no mestrado em Portugal e tem projetos de lançar revistas científicas em Portugal, levando nossa experiência em Farmácia e outras áreas para conhecimento internacional. Aprendemos também muito com ele. É uma troca mútua", disse a coordenadora.