O Hospital São Domingos (HSD) realizará no domingo, 20 de maio, das 7h às 13h, o II Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas, treinamento que visa preparar os profissionais de saúde para atuarem no atendimento a vítimas em casos de ocorrência de catástrofes (desmoronamentos, incêndios, deslizamentos) e acidentes de grandes proporções que necessitam de atendimento de urgência e emergência no hospital. O simulado terá a participação e apoio do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal de São Luís, Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Muncipal de Trânsito e Transportes (SMTT) Safety e SAMU. Serão avaliados também logística, infraestrutura e comunicação.
De acordo com a gerente Executiva de Apoio do HSD, Abgair Lima, que coordena o simulado, este exercício prático servirá para verificar a estrutura hospitalar, desempenho e o tempo de resposta dos profissionais quando precisarem prestar atendimento além da demanda normal no hospital. “Nossas equipes já estão preparadas para fazerem o atendimento, mas precisamos ter essa mesma resposta nos casos de acidentes ou catástrofes com muitas vítimas, quando a assistência exigirá maior agilidade da equipe. No simulado, verificamos nossa atual condição de atendimento e em que precisamos avançar”, afirma.
A equipe do SAMU também vai verificar o tempo de resposta de atendimento desde o acionamento da ambulância pela central até a chegada ao local do acidente para atendimento às vítimas e, posteriormente, o transporte até o hospital.
A gerente informa que, para que o simulado pareça o mais real possível, serão realizadas atividades por várias ruas e avenidas da cidade. É escolhido um local onde ocorre o acidente ou catástrofe e, devido ao transporte das vítimas até o hospital, no Bequimão, há intensa movimentação de ambulâncias, profissionais e veículos da Polícia Militar e da SMTT. “A gente precisa saber o tempo em que as ambulâncias levam do primeiro atendimento, no local do ocorrido, até o hospital e também como a equipe do hospital se prepara enquanto aguarda as vítimas”, explica.
Para evitar tumultos e sustos, os moradores do bairro onde haverá a simulação do sinistro e vizinhos ao HSD já estão sendo informados sobre o simulado. “Essa medida prévia deixará os moradores mais tranquilos”, completa. As vítimas serão atores, que estarão devidamente maquiados para que a cena pareça bem real. Os pacientes em atendimento ou internados no hospital também serão informados previamente sobre o simulado. No hospital, o teste passará pelo recebimento das vítimas/atores, com a seguinte classificação: cinza (óbitos), vermelha(estado gravíssimo), amarela (estado grave) e verde (com lesões leves).
A ação deve durar toda a manhã para que sejam avaliados todos os passos da assistência às vítimas bem como o apoio psicológico aos familiares e ao próprio sistema de atendimento e resgate pelo Corpo de Bombeiros e SMU. Durante todo o andamento do exercício, serão avaliados e cronometrados todos os procedimentos.
A atividade envolverá médicos, enfermeiros, psicólogos e demais membros da equipe multidisciplinar bem como equipes de comunicação e segurança orgânica do hospital e, ainda, bombeiros, socorristas do SAMU, policiais, agentes de trânsito e outros profissionais envolvidos em um resgate e assistência médica.
Este será o segundo Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas promovido pelo Hospital São Domingos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, PM, Polícia Civil, Safety e SAMU.
Veja aqui as fotos do I Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas, realizado pelo Hospital São Domingos em 2017.
SERVIÇO
O QUE: II Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital São Domingos
QUANDO: 20 de maio, das 7h às 13h.