Realizada nesta sexta-feira, 26, a solenidade de formatura do Programa de Especialização em Terapia Intensiva (PEMI) do Hospital São Domingos em parceria com a AMIB ( Associação de Medicina Intensiva Brasileira) da turma 2018-2021. Devido à pandemia, evento ocorreu on-line e presencialmente.
Participaram, o coordenador do PEMI HSD, Dr. Rodrigo Azevedo; a diretora de Governança Clínica, Dra. Glaucia Palácio; o diretor Clínico, Dr. Lages Neto; equipe da UTI e familiares dos formandos ( à distância).
Neste semestre, dos 8 residentes da turma, estão concluindo a Residência Médica pelo PEMI os médicos: Dr. Pedro Frota, Dr. Hugo Gama e Dr. Francisco Trindade.
Ao abrir a solenidade, Dr. Rodrigo Azevedo destacou a importância do PEMI, que forma os profissionais em serviço; a vasta experiência que os formandos estão levando para suas vidas pessoais e profissionais, e a satisfação do Hospital em tê-los tido como residentes, pois trata-se de médicos de alto nível de conhecimento e dedicação. “Foram três anos de muito aprendizado e desafios para vocês e para nós. Foi uma troca de conhecimentos. Contém sempre conosco”, afirmou o coordenador do PEMI. Ele destacou que o Programa no HSD está em sua terceira turma e é uma das melhores residências médicas, pois forma médicos em serviço, aprendendo na prática como funciona a rotina de uma UTI e os residentes saem prontos para atuar em terapia intensiva.
Dra. Glaucia Palácio, que participou on-line, afirmou aos formandos que eles estão saindo transformados do período da Residência, experiência enriquecedora para eles e para o hospital. “Vocês fazem a Residência de Terapia Intensiva do Hospital São Domingos ser a referência que ela é. Com vocês, estamos construindo a nova geração de intensivistas que representam o crescimento do Hospital São Domingos. Parabéns”, afirmou a diretora.
Em seguida, colegas médicos passaram suas mensagens para os formandos. A solenidade foi encerrada com o depoimento de cada um dos três formandos. Emocionados, eles enalteceram o PEMI HSD AMIB, destacaram o período como rica experiência e agradeceram ao hospital, preceptores, colegas e às suas famílias pelo apoio e oportunidade de aprendizado.
“Obrigado a todos pela experiência que obtive nestes três anos e pelo suporte técnico e emocional e pelo papel que tiveram para o meu crescimento como pessoa e profissional”, agradeceu Dr. Francisco Trindade.
Dr. Hugo Gama também agradeceu o apoio de todos e enfatizou sua evolução durante a Residência na UTI do Hospital São Domingos. “Conheci pessoas essenciais para o meu aprimoramento. Aqui evoluí como profissional e pessoa. Fiz amizades e aprendi muito. É um conhecimento que terei por toda a vida”, afirmou ele.
Para Dr. Pedro Frota, o período de Residência no HSD foi enriquecedor. “Aprendemos na prática. Vivenciamos o dia a dia de uma UTI e foi uma experiência de grande valor para nossa formação. Devido à pandemia, foram dias intensos, mas de muito aprendizado. Destaco também o apoio que recebi da minha família, pois o hospital foi praticamente a minha casa neste período, mas valeu a pena a experiência. Obrigado a todos”, concluiu o formando.