10 de setembro é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e diversos órgãos, entidades e empresas se uniram e lançaram a “campanha Rede do Bem: estamos aqui para ajudar” com uma série de atividades para alertar a sociedade sobre como contribuir para a prevenção do suicídio e da automutilação. As atividades foram realizadas durante toda a manhã da terça-feira,10, na Praça Nauro Machado e Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Centro Histórico de São Luís.
A promoção foi do Ministério Público do Estado do Maranhão, Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, com apoio do Hospital São Domingos.
A campanha constou de entrega de panfletos e cartilhas informativas, realização de serviços de saúde, palestras, rodas de conversa, apresentação de peças teatrais e outras. Uma das rodas de conversa teve a participação de representantes do Hospital São Domingos e voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) e estudantes de escolas públicas e jovens aprendizes no Teatro Alcione Nazaré.
A conversa teve como tema “Fatores psicossociais que levam uma pessoa a pensar em se suicidar ou a se suicidar”. Participaram a gestora do Núcleo de Responsabilidade Social do Hospital São Domingos, Socorro Muniz; a psicóloga Marília Azevedo e a assistente social Soraia Mafra. A coordenação foi feita pelo voluntário Ruy Cruz.
As representantes do Hospital São Domingos pontuaram com o público a importância de sempre falar com alguém sobre seus sentimentos e problemas e a saber identificar sinais em si e no colega que podem indicar automutilação ou vontade de dar fim à vida, destacando a necessidade de sempre pedir ajuda e de estar atento aos colegas.
Prevenção
A promotora de Justiça Cristiane Lago lembrou que o suicídio pode ser prevenido. E a educação é um dos meios, por isso, os órgãos e entidades fizeram o alerta com atividades artísticas, culturais, de saúde, educação, qualidade de vida, atividades sociais e esportivas no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
“Estamos mostrando às pessoas que elas precisam cuidar da sua saúde e que, aos primeiros sinais de alerta, têm que procurar ajuda. O processo de adoecimento psíquico precisa logo ser tratado quando se inicia e a família tem papel fundamental nisso, pois pode identificar sinais e procurar logo ajuda dos profissionais de saúde”, disse.
“Estamos trazendo principalmente informação para a população e várias ações em saúde. Nosso objetivo maior é mostrar à sociedade que um cuidando um do outro pode prevenir esse mal que cresce muito no mundo, que é o suicídio, e as maiores causas são álcool e drogas”, afirmou Marcelo Costa, diretor do CAPs Álcool e Drogas do Maranhão.
QUATRO PASSOS PARA AJUDAR UMA PESSOA SOB RISCO DE SUICÍDIO
CONVERSE – Escolha um momento apropriado e um lugar calmo para conversar. Ouça a pessoa com a mente aberta, sem julgamentos. Uma opção é sugerir a linha telefônica sigilosa 188 para apoio emocional.
ACOMPANHE – Mantenha contato, acompanhe para saber como a pessoa está se sentindo e o que está fazendo
BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL – Ajuda profissional faz toda a diferença. Incentive a pessoa a buscar auxílio e ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial ou Serviços de Emergência (UPAS, SAMU (192), Pronto-Socorro e hospitais)
PROTEJA – Se há perigo imediato, não deixe a pessoa sozinha e assegure-se de que ela não terá acesso a meios para cometer suicídio (medicamentos, armas de fogo, pesticidas, facas, etc).
ONDE BUSCAR AJUDA
CVV (Centro de Valorização da Vida) – 188
Hospital São Domingos - 3216-8100
Ministério Público do Estado do Maranhão – 3219 1945
Centro de Apoio dos Direitos Humanos – 3219 1945
Ouvidoria MP-MA – 0800 0981600
Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão – 3218 8700
Ouvidoria da Saúde – 160
Secretaria Municipal de Saúde – 3214 7300
Ouvidoria Municipal de Saúde – 0800 2800 8877
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 135
Centro de Atenção Psicossocial – 3222 9858
SAMU – 192
Hospitais e Prontos-Socorros
Fonte: Cartilha Rede do Bem – Estamos aqui para ajudar