Em tempos de pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas, que apresentam sintomas simples de uma gripe (tosse, febre e coriza) querem ser submetidas ao exame de detecção da Covid-19, entretanto, o Ministério da Saúde, visando garantir o teste para as pessoas que realmentem têm indicação, estabeleceu critérios para a sua realização.
Segundo o Ministério, o exame para detecção do novo coronavírus não deve ser feito de forma indiscriminada, aos primeiros sintomas clínicos, e sim em pacientes com quadro sintomático e dentro dos critérios abaixo discriminados:
1. Pessoas que retornaram de viagem de área de transmissão comunitária nos últimos 14 dias, com apresentação de febre (maior que 37,8º) e sintoma respiratório;
2. Pessoas que tiveram contato próximo com caso confirmado ou suspeito nos últimos 14 dias e apresentação de febre (maior que 37,8º) ou sintoma respiratório;
3. Pessoas que tiveram contato domiciliar com caso confirmado nos últimos 14 dias e apresentam febre (maior que 37,8º) ou sintoma respiratório ou outros sintomas.