Os profissionais de enfermagem do Hospital São Domingos participaram, na tarde de segunda-feira (23), do primeiro módulo do Programa de Treinamento Avançado da DB (Becton Dickinson) em associação com a empresa C. R. Bard. A proposta do treinamento é aprimorar a proficiência dos enfermeiros responsáveis pelo manejo e inserção de cateter PICC (Cateter Venoso Central de Inserção Periférica) e atualizar o conhecimento técnico/científico para o procedimento.
O treinamento é mais um passo para a prestação de serviços de excelência, com foco na segurança do paciente. A atividade está dividida em três módulos: pré-diagnóstico dos enfermeiros, com aplicação de testes teóricos e práticos; nivelamento, com palestras e atividades práticas, e pós-diagnóstico, com teste teórico e prático para analisar a assimilação do conteúdo.
Neste primeiro encontro, foram realizados os testes pré-diagnósticos, aplicados pelas representantes das instituições Allana Meza e Jaine Santos, enfermeiras da DB; e as especialistas em produto Cristina Tabare e Camila Satudiana. A finalização do treinamento está prevista para meados de agosto. A próxima etapa será o teste prático. A coordenadora de enfermagem da UTI, Widlani Montenegro, explica que este atendimento é realizado desde de 2009 no HSD, sendo atualmente referência nacional.
“A capacitação é imprescindível para alcançar os resultados resultados. Com a qualificação técnica e o desenvolvimento do conhecimento, os profissionais conseguem melhorar sua acurácia e solucionar problemas dos pacientes que têm dificuldades com o acesso venoso, e receber a melhor indicação de dispositivo necessário para seu tratamento”.
O Hospital São Domingos tornou-se referência nacional no uso de Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (PICC), com quase 3 mil cateteres inseridos na UTI adulto nos últimos oito anos. Com essa experiência, a equipe foi convidada a participar de um estudo gerenciado pelo Professor Chopra, da Universidade de Michigan (USA), que aborda a validação do escore de risco para trombose, Risk.
Sobre Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (PICC)
O PICC é um dispositivo intravenoso inserido através de uma veia superficial da extremidade do membro superior, por meio de uma agulha introdutora e com a ajuda do fluxo sanguíneo chega até o terço médio distal da veia cava superior, adquirindo características de um cateter central. Pacientes internados que necessitam de medicamentos que infamam a parede dos vasos, em grandes volumes ou por muitos dias, tem como melhor indicação, usar cateteres centrais. Seu uso é muito comum em pacientes internados, seje na UTI ou apartamentos. Atualmente o cateter central é uma excelente alternativa para quem precisa de medicamentos intravenosos de média a longa duração.