A partir de janeiro de 2019, a Associação Brasileira de Enfermagem e Terapia Intensiva (Abenti) será presidida por uma profissional do Maranhão, a coordenadora de Enfermagem das UTIs do Hospital São Domingos (HSD), Widlani Montenegro. A eleição para a gestão da entidade no biênio 2019-2020 ocorreu durante o XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), realizado no fim de novembro, em São Paulo.
O Maranhão tem pela primeira vez uma representante na presidência da Sociedade. A vice-presidente eleita é Virgínia Porto, da Paraíba. A presidente fundadora é a reconhecida Enfemeira Dra Renata Pietro, atualmente presidente do Coren de São Paulo. A Abeti hoje é presidida pela enfermeira Dra Débora Feijó, de Porto Alegre – RS.
Na avaliação de Widlani Montenegro, essa eleição é um momento importante para o Maranhão e o Hospital São Domingos, já que a Abenti é hoje uma entidade de grande relevância no país. “É uma importante representatividade e demonstra que o trabalho que desenvolvemos na enfermagem de terapia intensiva aqui no Hospital São Domingos e no Maranhão é reconhecido nacionalmente com essa escolha”, afirma.
Crescimento
A chapa eleita, titulada Construindo para Excelência, congrega pessoas do Brasil inteiro. “Essa representatividade diversificada permite a realização de um trabalho que contempla a Enfermagem de todas as regiões, com suas especificidades, permitindo o desenvolvimento de ações que garantam o crescimento da associação, a melhoria do conhecimento, titule mais profissionais em terapia intensiva e principalmente que a associação entre forte na titulação, educação, pesquisa e capacitação, oferecendo vários cursos pelo Brasil”, complementa a coordenadora de Enfermagem da UTI do HSD.
A presidente eleita diz que a Abenti cresceu muitos nesses 10 anos de atuação. “O trabalho da Abenti começou com vários fóruns para divulgar e fomentar o ensino, a pesquisa e as discussões da categoria na terapia intensive. Tudo para melhorar as práticas e segurança dos pacientes e profissionais. Realizou também simpósios e agora chegamos a um congresso específico, que por acaso, será em São Luís em 2019, escolhido em uma concorrência com Fortaleza e João Pessoa”, detalha ela. O CIETI será realizado de 19 a 21 de junho de 2019, e terá a prova de titulo da Sociedade pela primeira vez.
A meta agora, segundo a presidente eleita, é se preparar para assumir a associação. Entre os projetos estão a criação de Núcleos Estaduais da Abenti, criação da revista eletrônica, livro da Sociedade, reformulação do site e realização de discussões cientificas via web para associados.
MEMBROS: Construindo para Excelência
PRESIDENTE WIDLANI MONTENEGRO (MA)
VICE-PRESIDENTE VIRGINEA PORTO (PB)
SECRETÁRIO 1 LAZARO FRANÇA (MG)
SECRETÁRIO 2 RENAN MARTINS(SP)
TESOUREIRO 1 PAMELA GOLINELI (SP)
TESOUREIRO 2 DANIELA BORBA(RS)
CONSELHO FISCAL
LAERCIA MARTINS (CE)
THAIS GOMES (MG)
VIVIANE GUSMÃO (DF)
SUPL:MARCOS SHILINS (MG)