Estamos há aproximadamente um ano diante de uma Pandemia, que é um grande desafio a ser superado por toda a humanidade. Atualmente, o nosso País passa por uma segunda onda, com aumento crescente de casos e demanda por serviços de saúde. O Hospital São Domingos tem recebido, diariamente, cada vez mais pessoas acometidas pela Covid-19, tanto de São Luís, quanto de diversas cidades do Maranhão.
O Hospital São Domingos tem o compromisso de cuidar da saúde das pessoas e não tem medido esforços no enfrentamento dessa crise sanitária. Para isso, oferece um Pronto Socorro exclusivo para pacientes com sintomas gripais, protocolos rigorosos e separação do fluxo de pacientes que necessitam de isolamento, os mais modernos equipamentos para atendimento de pacientes graves, além de uma equipe altamente qualificada para prestar o melhor atendimento aos seus pacientes.
Recentemente, ampliamos os leitos de internação clínica e de UTI para pacientes com Covid-19; que estão com taxa de ocupação muita alta, e mais de 50% dos pacientes graves têm idade abaixo de 60 anos. Continuaremos lutando com todas as forças para contribuir com o nosso papel diante deste cenário. Entretanto, esta situação preocupa a direção da instituição, visto que os recursos físicos e financeiros são limitados.
Diversos setores da Economia têm sido impactados, e também conosco não é diferente. No ano de 2020, além de cuidar da saúde da população e da nossa equipe, nos deparamos com a perda de recursos financeiros devido aos impactos da pandemia na prestação de serviços de saúde que não sejam relacionados à Covid 19.
Apesar desta situação, o Hospital tem atuado para garantir atendimento a todos e superar o momento, reforçando e atualizando seus processos e protocolos e fazendo a avaliação periódica das demandas para a melhor alocação dos recursos e, assim prover o atendimento necessário a seus clientes.
Em nenhum momento deixamos de ficar em alerta e de mobilizar toda a nossa estrutura de pessoal e física para se adequar de acordo com as necessidades, mas é necessária a colaboração da sociedade no cumprimento das medidas preventivas, evitando aumento significativo de infectados e o colapso do sistema de saúde. Continuam imprescindíveis as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e a higienização das mãos, medidas simples, mas de alta eficácia contra o novo coronavírus.
Conclamamos toda a população a reforçar seu compromisso com as medidas para que possamos, juntos, superar este desafio, que é de toda a sociedade.
Hospital São Domingos
São Luís, 26 de fevereiro de 2021