O Corpo de Bombeiros Civil do Hospital São Domingos (HSD) realizou, no último fim de semana (19 e 20), mais uma edição do Treinamento de Brigada de Incêndio do HSD. Os 20 colaboradores que formavam a turma tiveram aulas teóricas, com noções de primeiros socorros e salvamentos no sábado; e um momento para atividade prática de prevenção de incêndio e combate ao fogo, no domingo.
Os brigadistas do HSD são voluntários treinados para atuar em casos de princípio de incêndio, podendo avaliar riscos, elaborar relatórios e orientar pessoas. Os colaboradores, após o treinamento, estão preparados para ajudar os demais colaboradores da instituição em situações de evacuação e outras ações que tenham como objetivo guardar a vida de todos os envolvidos.
“O cuidado com a vida dos colaboradores de qualquer empresa é um princípio básico para o bom andamento do ambiente de trabalho e consequente sucesso da empresa. Os brigadistas ficam responsáveis por identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho, elaborar e emitir relatórios e pareceres, além de fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança”, pontua o Bombeiro Civil Líder, Demar Dias.
O que é uma brigada de incêndio?
A Norma Regulamentadora nº 23, a NR-23, aponta que uma brigada de incêndio é composta por um grupo de pessoas voluntárias, que passam a maior parte do seu tempo em um no mesmo local, como em uma empresa, por exemplo, e que são treinadas e capacitadas para auxiliarem os demais colegas de trabalho em situações de emergência, especialmente, em casos de incêndio.