Saúde

2 minutos de leitura

Hospital São Domingos realiza o I Encontro de Fonoaudiologia

Evento debateu temas como a disfagia
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 11/12/2018

A Fonoaudiologia tem um papel indispensável na equipe multiprofissional para o tratamento de diversos problemas de saúde. O profissional atua na prevenção e tratamento de doenças em recém-nascidos e idosos, como a disfagia. O assunto foi um dos temas debatidos durante o I Encontro de Fonoaudiologia do Hospital São Domingos, realizado na segunda-feira,10, no Instituto de Ensino e Pesquisa da instituição de saúde.  A disfagia é o sintoma de uma doença de base que pode acometer qualquer parte do trato digestivo, causando complicações como desnutrição, desidratação e problemas respiratórios.

A atualização contou com a presença de profissionais e estudantes das áreas de Fonoaudiologia, Nutrição e Fisioterapia. A abertura foi feita pela diretora Médica adjunta do Hospital São Domingos (HSD), Dra. Maristela Martins, e o coordenador da Fonoaudiologia do HSD, Cleyton Amorim.

Dra Maristela Martins lembrou a importância do fonoaudiólogo na assistência multiprofissional e parabenizou pela passagem do Dia do Fonoaudiólogo, comemorado em 9 de dezembro. Ela também deu as boas-vindas aos participantes.

Atuação

De acordo com o coordenador Cleyton Amorim, o fonoaudiólogo atua na assistência do paciente em várias áreas do hospital, desde a internação, oncologia, pediatria, UTI neonatal, UTI adulto até orientação sobre amamentação  nas maternidades.

“A Fonoaudiologia tem 11 áreas de especialidades, entre elas, a voz, fala, linguagem, audição e disfagia hospitalar, esta é o nosso foco aqui nesse encontro. A atuação desse profissional traz diversos benefícios, como promover uma alta mais rápida do paciente, prevenção e redução de gastos com a internação  e mais qualidade e segurança para o paciente no período de internação”, explicou.

A atuação do profissional é essencial também na reabilitação  da função da fala, deglutição, linguagem, mastigação bem como na prevenção de outras complicações, como a pneumonia e a broncoaspiração, assunto que também foi debatido no encontro durante a palestra  "O Manejo do vômito como medida de prevenção da broncoaspiração”, apresentada pela fonoaudióloga Isabella Santos, que mostrou como prevenir o problema com diversas medidas.“Percebemos ao longo da nossa prática, que ocorria broncoaspiração de conteúdo gástrico tendo como causa o vômito, então, montamos um protocolo com a equipe multiprofissional do Hospital São Domingos para minimizar os riscos de o paciente ter vômito e broncoaspirar, pois esta complicação é muito danosa para o paciente, já que pode  fazê-lo voltar para a UTI ou até ir a óbito”, completou ao fim da palestra,  Cleyton Amorim

Outros temas

Durante o encontro, também foram debatidos os temas “A Importância da videofluoroscopia da deglutição no plano de cuidados”, por Cleyton Amorim;  “Sarcopenia e Disfagia”, pela nutricionista Amanda Coimbra;  “Treino muscular respiratório no paciente disfágico”, palestra proferida  pela fonoaudióloga Dilma Everton e a fisioterapeuta Adenilde Leitão;  “Recusa e seletividade alimentar na infância”, pela fonoaudióloga Nairanne Torres”, “Cuidados pailiativos na visão da equipe multiprofissional” apresentados pela enfermeira Talita Lima e a fonoaudióloga Ana Regina Pereira e ainda “O uso da laserterapia em disfagia”, por Cleyton Amorim.No encerramento do encontro foi feita homenagem em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, comemorado em 9 de dezembro.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos