Voltar
Menu
Pra Você

Hospital São Domingos

Notícias

Serviço de Radioterapia do HSD: excelência no tratamento de pacientes oncológicos

Publicado em 11.09.2021

A radioterapia é um método que utiliza radiações ionizantes para eliminar ou impedir o crescimento de tumores malignos, promovendo a cura e aumentando a qualidade de vida de pacientes oncológicos com indicação para esta terapia. Com esse serviço, o Hospital São Domingos ampliou a capacidade de atendimento no Estado, contribuindo com a redução da fila de espera por esse tipo de serviço no Maranhão. 

Tratamento radioterápico

Em torno de 60% dos pacientes com câncer vão precisar fazer radioterapia em algum momento do seu tratamento. Desta forma, o procedimento compõe o tripé do tratamento contra o câncer, composto por quimioterapia, radioterapia e cirurgia, o que, em determinados casos, é essencial para a cura.

A radioterapia é majoritariamente utilizada para tratamentos de tumores malignos, mas pode ser usada para outras finalidades, como tumores benignos, mal-formações vasculares e queloides.      

Resultados

O tratamento tem excelentes resultados em termos de cura e prevenção de efeitos colaterais e sequelas. Por ser um tratamento localizado, os efeitos se restringem à região que se está tratando, variando de acordo com a região, a intensidade do e com a indicação do protocolo. 

Radioterapia e Quimioterapia

A radioterapia e a quimioterapia são diferentes. Enquanto a quimioterapia é um tratamento farmacológico, endovenoso ou oral, com reações mais sistêmicas, a radioterapia utiliza radiação e, como sua aplicação é localizada na região do tumor, as reações tendem a ser mais localizadas.     

Os tratamentos têm indicações distintas, na qual serão avaliados a classificação da doença, perfil do paciente, disponibilidade técnica e o protocolo. É bastante comum existirem casos em que o paciente realiza ambos os tratamentos, de forma complementar, dependendo da avaliação clínica.

Benefícios

  • Permite definir áreas para poupar os órgãos sadios e maximizar a dose no tumor alvo.

  • Possibilita avaliar melhor a relação dose e volume para cada área de interesse. 

  • Mais precisão, menos efeitos colaterais.

  • Torna possível visualizar e delinear as estruturas a serem tratadas e os órgãos que devem ser protegidos durante o tratamento.

Tratamento perto de casa

A realização do tratamento de pacientes com câncer próximo de suas famílias, em suas casas e cidades de origem tem impacto positivo nas respostas do organismo.

Por acreditar nesses benefícios e para oferecer maior comodidade aos pacientes, o serviço de Radioterapia do Hospital São Domingos disponibiliza um equipamento capaz de fornecer todos os tipos de tratamento com radiação que forem necessários, comparado aos encontrados em grandes centros de tratamento nacionais e internacionais.