Voltar
Menu
Pra Você

Hospital São Domingos

Notícias

Gastroenterologista alerta para os cuidados com a saúde e prevenção ao câncer

Publicado em 15.07.2020



O Hospital São Domingos está com um número cada vez menor de pacientes com a Covid-19 e é preciso, agora, que os pacientes retomem seus tratamentos ou façam suas consultas e exames preventivos, já que há doenças, como o câncer colorretal e outros, que precisam de atenção especial.

“As doenças precisam ser encaradas, principalmente, de forma preventiva. Não é necessário esperar o aparecimento dos sintomas para se consultar com um médico. Os exames para investigar o trato digestivo têm que ser feitos de forma preventiva, antes que se sinta alguma coisa”, alerta a coordenadora do Serviço de Gastroenterologia do Hospital São Domingos, Dra. Keila Matos.

Exames

Um dos exames preventivos é a endoscopia digestiva. Ela pode detectar precocemente lesões precursoras de câncer, como pólipos, e doenças benignas,  como as esofagites, gastrites e até o câncer gástrico. Outro exame importante é a colonoscopia, preventivo do câncer colorretal, indicado para pacientes acima de 45 anos. Esses exames são feitos com anestesia, sem desconforto para os pacientes.
Dra. Keila Matos lembra também que o sistema digestivo é o órgão alvo das emoções, e elas sofreram muitas alterações com a pandemia. “As gastrites estão em maio número, as pessoas têm sentido mais dor no estômago, mais refluxo, azia, má digestão e isso pode ser reflexo do emocional e da alimentação, que mudou muito neste período”, afirma.

Aumento de peso

A médica informa ainda que também aumentou o número de pessoas com ganho de peso nos últimos três meses, relacionado à redução da prática da atividade física por conta da pandemia, mudança da dieta, estresse emocional e maior uso de bebidas alcóolicas. “Agora, estamos vivendo um momento em que o hospital está com um número cada vez menor de pacientes com a Covid-19 e é preciso a retomada dos tratamentos. O hospital tem adotado todas as medidas de segurança para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes, que precisam agora voltar a se cuidar, ver o que está acontecendo, diagnosticar e tratar as doenças”, explica Dra. Keila Matos. 

Julho Amarelo

Outro cuidado importante é com a prevenção das hepatites. Neste mês, acontece a Campanha Julho Amarelo, que tem como objetivo a prevenção às hepatites, responsáveis pelo aparecimento de câncer de fígado.As hepatites, na maioria das vezes, também são assintomáticas.

“Essa campanha é um alerta para que as pessoas façam a dosagem, pesquisem se têm algum vírus de hepatite em seu organismo que possa ser precursor do câncer de fígado. Olho amarelo, enjoo, vômito e dor na barriga são sintomas de hepatite aguda, mas na maioria das vezes eles não aparecem e o vírus pode ser detectado em um paciente assintomático. Ao se detectar o vírus, temos um tratamento muito eficaz que evita a evolução da doença para câncer de fígado”, finaliza a médica do Hospital São Domingos.