Voltar
Menu
Pra Você

Hospital São Domingos

Notícias

Esofagite eosinofílica é tema do Fórum de Especialidade da Gastroenterologia do HSD

Publicado em 30.01.2020

Realizado na noite de quarta-feira,29, o Fórum de Especialidade do Serviço de Gastroenterologia e Endescopia Digestiva do Hospital São Domingos (HSD). O encontro, que ocorreu no auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hencontro mensal, tem como objetivo o debate acerca de temas pertinentes à área.

A primeira edição da reunião científica de 2020 abordou pontos importantes sobre a esofagite eosinofílica. A atualização foi mediada pela gastroenterologista do Hospital São Domingos, Dra. Lívia Arraes. Após a explanação, os profissionais discutiram casos clínicos.


Esofagite eosinofílica

A esofagite eosinofílica (EoE) é uma doença crônica imunomediada, caracterizada pela infiltração de eosinófilos na mucosa do esôfago – há presença de 15 ou mais eosinófilos por campo de grande aumento – associada a sintomas semelhantes à doença do refluxo gastroesofágico, refratários às medidas antirrefluxo.

Geralmente ligada à alergia alimentar, trata-se de uma doença do esôfago mediada por mecanismos imunológicos, caracterizada clinicamente por sintomas de disfunção esofageana e por uma inflamação predominantemente eosinofílica.

A doença pode acometer pessoas de todas as faixas etárias e gêneros. Contudo, a maioria dos casos relatados ocorrem em adultos do sexo masculino. É possível que o problema, mesmo iniciado na infância e adolescência, seja diagnosticado somente na vida adulta.