Voltar
Menu
Pra Você

Hospital São Domingos

Notícias

Gastroenterologistas orientam a população em shopping sobre a saúde digestiva

Publicado em 30.05.2019

No Dia Mundial da Saúde Digestiva – 29 de maio -, o Hospital São Domingos(HSD) e a Sociedade Maranhense de Gastroenterologia(Somag) levaram à população informações, orientações e realização de testes rápidos. A ação foi realizada próximo à Unidade Diagnóstica do HSD, no Golden Shopping Calhau, das 10h às 20h.   

De acordo com a gastroenterologista do HSD e presidente da Somag, Dra. Lívia Arraes, é muito importante alertar a população para a saúde digestiva. “Grande parte da população tem sintomas relacionados ao tubo digestivo e não procura assistência médica, por achar que é habitual, que é normal ou que foi provocado por algum alimento. Sim, pode ocorrer que algum alimento provoque problemas, mas os sintomas também podem estar relacionados a doenças que necessitam de tratamento específico, desde as mais simples às mais graves, por isso, estamos aqui para alertar a população para os cuidados com a saúde digestiva”, afirmou a médica. 

É necessário estar atento aos sintomas: azia (queimação atrás do peito), dor na barriga, diarreia, constipação intestinal, perda de peso e olhos amarelados. Ao sentir, frequentemente, um ou alguns desses sinais, é importante consultar um gastroenterologista para investigação, diagnóstico e tratamento.     

Os sintomas foram algumas das informações repassadas por gastroenterologistas e acadêmicas de Medicina na ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Digestiva no shopping. Foram repassadas também orientações sobre a saúde digestiva, prevenção do câncer do aparelho digestivo e realizadas pré-consultas e testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis.
 

   SAIBA MAIS

As doenças mais frequentes do tubo digestivo:

Intolerância à lactose – Caracteriza-se pela redução da enzima lactase pelo organismo, o que impede a absorção do açúcar do leite e seus derivados, provocando dor, estufamento na barriga, náuseas, diarreia e outros sintomas.

Síndrome Dispéptica – É caracterizada por dor no estômago, empachamento, saciedade precoce, náuseas, vômito e má digestão. Tais sintomas estão relacionados a gastrite, úlceras do estômago e do duodeno, parasitoses, algum tipo de tumor e pedra na vesícula.

Doença do Refluxo Esofágico (DRGE) – Ocorre quando o conteúdo do estômago, que é ácido, reflui para o esôfago. A mucosa do esôfago não tolera o conteúdo ácido, causando azia, regurgitação e outros sintomas, como tosse seca e sensação de entalo.

Constipação intestinal – Quando o intestino fica lento, as fezes ficam ressecadas e há dificuldade para evacuar.

image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image