Medicina Nuclear

O que é Medicina Nuclear? - Hospital São Domingos

Cada vez mais necessária no suporte de doenças de alta complexidade, a Medicina Nuclear é a especialidade médica que realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos utilizando baixas doses de radiação. Forte aliada para médicos e pacientes, ela é um dos meios mais acessíveis para descoberta precoce de doenças cardíacas, cerebrais, ósseas, oncológicas, infecciosas e do aparelho digestivo, além da identificação do melhor tratamento para o paciente.

O serviço de Medicina Nuclear do Hospital São Domingos é autorizado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e trabalha com as normas de radioproteção instituídas no Brasil, além de profissionais especializados na área. Está sempre oferecendo o que há de mais atual e moderno no setor de exame e terapia.

O exame Positron Emission Tomography (PET-CT) é uma das mais avançadas tecnologias de diagnóstico por imagem, permitindo a visualização de alterações metabólicas no organismo antes mesmo que as alterações anatômicas apareçam. Isso pode ser a chave para um estadiamento muito mais preciso do câncer e avaliação até de desordens no cérebro.

Segundo a médica nuclear do HSD, Dr.ª Aline Farias, a PET é um exame extremamente sensível na determinação da real extensão dos tumores bem como de possíveis implantes à distância das neoplasias. "O exame é realizado no corpo inteiro e permite um adequado estadiamento das doenças oncológicas, fornecendo informações importantes para a escolha do tratamento, avaliar a resposta do paciente. A PET tem grande utilidade, também, no planejamento da radioterapia, na escolha do melhor local para realizar uma biópsia, na graduação de lesões malignas, na determinação do prognóstico e sobrevida dos pacientes e em casos em que há dúvida sobre outros exames", esclarece.

    Exames

    Coordenadora Médica

Dúvida sobre cobertura de convênios para consultas?

Conferir operadoras aceitas