A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Domingos foi citada como modelo e a realização de um sonho para o mundo pelo professor Jean-Louis Vincent, ícone da terapia intensiva mundial, durante sua palestra no XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), realizado de 7 a 9 de novembro, em Fortaleza (CE).
A palestra do médico teve como tema “I had a dream. The ideal ICU” e foi assistida por uma plateia formada por médicos intensivistas de toda a América Latina.Jean-Louis é professor de Medicina Intensiva da Université Libre de Bruxelles e intensivista do Departamento de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Erasme, em Bruxelas, na Bélgica.
Equipe do São Domingos
Uma equipe da UTI do Hospital São Domingos, formada por médicos e residentes, participou do Congresso. Entre eles, o médico intensivista e coordenador do Serviço de Hiperbárica, Dr. Rodrigo Azevedo participou de mesa sobre “Antibióticos na primeira hora” com Dr. Jan Waele (Bélgica), Dra. Flávia Machado (SP), e Dr. André Japiassu (RJ). Dr. Rodrigo também foi um dos 10 especialistas que compuseram a comissão organizadora da prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva, realizada no dia 10, em Fortaleza. Mais de 150 avaliadores participaram da aplicação da prova prática de discussão de casos e de habilidades práticas.
A coordenadora da Educação e Qualidade do Hospital São Domingos, Widlani Montenegro, que atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em UTI, também ministrou palestra no Congresso sobre o tema “Dicas e truques para engajar pacientes e família em rounds interdisciplinares eficazes”.