Nova unidade terá foco especializado no atendimento aos pacientes cardíacos críticos
Os pacientes de alto risco cardiovascular atendidos no Hospital São Domingos (HSD) contam agora com uma nova estrutura para o cuidado intensivo. Na próxima quinta-feira, 6/10, será inaugurada a Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica do HSD. A nova unidade está equipada com 10 leitos, instalados em amplos quartos individuais, para proporcionar maior conforto e segurança aos pacientes.
A UTI Cardiológica dispõe da mais moderna tecnologia para monitorização dinâmica do eletrocardiograma no segmento ST — um importante marcador para identificar isquemia miocárdica —, assim como das pressões arteriais invasivas. Os pacientes são assistidos 24 horas pela Central de Monitoramento do posto de Enfermagem.
Com essa nova estrutura, o Serviço de Medicina Intensiva do HSD amplia seu número de leitos, somando 73 leitos, distribuídos em sete UTIs, sendo: cinco unidades destinadas aos pacientes adultos e estratificadas de acordo com o grau de complexidade; uma para os pacientes pediátricos e, agora, uma para os pacientes críticos cardiológicos.
“Os pacientes cardiopatas de alta complexidade serão assistidos com o que há de mais seguro e moderno, reiterando nosso compromisso com a saúde das pessoas. A UTI Cardiológica vem para reafirmar nossa busca pela excelência, com foco na segurança do paciente, na equipe especializada, no alinhamento dos processos e no desenvolvimento tecnológico”, afirma a Diretora-Geral do Hospital São Domingos, Dra. Glaucia Palácio.
Tecnologia
Os leitos da UTI Cardiológica são equipados com camas para cuidados intensivos dos pacientes, dispondo de recursos que vão desde medidas de segurança, como informar se o paciente está em condição segura no leito, até a realização de mudanças de posição e exercícios respiratórios de forma programada, sem intervenção humana.
O sistema de conectividade GE propicia que os monitores de leitos recebam e integrem informações provenientes de todos os sistemas de vigilância de parâmetros fisiológicos, informando aos profissionais de saúde, através do prontuário eletrônico, de forma numérica e em gráficos de tendência, as condições do paciente de cada 5 a 15 minutos, identificando anormalidades que demandem imediata intervenção da equipe.
“A UTI Cardiológica do Hospital São Domingos se diferencia ao dispor de modernos recursos em terapia intensiva voltados ao período pós-operatório de cirurgia cardíaca e ao manejo avançado do choque circulatório. A unidade conta com equipe especializada na abordagem da Insuficiência Cardíaca, com opções terapêuticas e assistência circulatória de última geração”, explica o coordenador da UTI Cardiológica do Hospital São Domingos, Dr. Rodrigo Mitsunaga.
O Protocolo de Dor Torácica
O Protocolo de Dor Torácica do Hospital São Domingos é uma ferramenta essencial de suporte à tomada de decisão no Pronto-Socorro, auxiliando no atendimento aos pacientes com queixas de dores no peito e na identificando de sintomas compatíveis com uma síndrome coronária aguda (SCA) ou outras doenças cardiovasculares graves.
O principal benefício do Protocolo é assegurar que o paciente com infarto tenha seu tratamento realizado no menor tempo possível e nas condições mais adequadas, permitindo que sua recuperação seja rápida e reduzindo ao máximo as chances de mortalidade.
Por meio do Protocolo é possível confirmar ou descartar diagnósticos de doenças cardiovasculares de risco, como por exemplo, o infarto agudo do miocárdio, a angina instável, a embolia pulmonar e as doenças agudas da aorta. Caso a dor torácica seja de origem cardíaca, o paciente é encaminhado à UTI Cardiológica.