O Hospital São Domingos inaugurará no dia 24 de maio, a UTI 5, a mais moderna UTI do Brasil. Trata-se de mais uma iniciativa do Hospital São Domingos para dotar o Maranhão de uma estrutura de saúde capaz de competir em qualidade com qualquer outro centro médico do país.
As principais características da nova unidade são:
Alto nível de segurança propiciado pelo que de melhor a tecnologia pode oferecer nos dias atuais para o cuidado ao paciente que demanda atenção especial de grande complexidade.
A exemplo dos leitos Progressa, da Hill Rom, camas inteligentes utilizadas em grandes hospitais dos Estados Unidos que dispõem de recursos que vão desde medidas de segurança, como informar se o paciente está em condição segura no leito, até a realização de mudanças de posição e exercícios respiratórios de forma programada, sem intervenção da mão humana. Poucas UTIs de hospitais brasileiros dispõem dessas camas.
O sistema de conectividade GE, neste caso integrado ao sistema de gestão de informações TASY, da Philips, propiciam que os monitores de leitos recebam e integrem informações provenientes de todos os sistemas de vigilância de parâmetros fisiológicos, informando aos profissionais de saúde, através do prontuário eletrônico de forma numérica e em gráficos de tendência, as condições do paciente a cada 5 a 15 minutos, identificando anormalidades que demandem imediata intervenção da equipe.
LEITOS ESPECIAIS PARA QUEIMADOS E PACIENTES COM IMUNIDADE COMPROMETIDA
A Unidade disporá também de leitos para atendimento de pacientes queimados e pacientes com comprometimento da imunidade que os deixam vulneráveis a adquirir infecções no ambiente hospitalar. São leitos que permitem controle de pressão e temperatura do ambiente para propiciar conforto térmico ao paciente queimado e segurança ao paciente com vulnerabilidade imunológica.
EVOLUÇÃO E CONFORTO
E para mantermos o nosso padrão de conforto e bem-estar ao paciente e à sua família, evoluímos dos jardins da UTI Cirúrgica e amplas janelas que dão visão para a paisagem externa da UTI Clínica, para uma praça, isto mesmo, uma praça dentro da UTI, onde pacientes e familiares têm um espaço para apreciar painéis artísticos com imagens de personagens folclóricas e de pontos turísticos do Maranhão, um grande aquário e muita vegetação.
Uma publicação de circulação nacional publicou, há alguns anos, um artigo de capa no qual informava que o Hospital São Domingos havia retirado a UTI dos tempos da caverna. Era uma referência aos jardins e à claridade propiciada por vidros em vez de paredes de concreto. Com a praça, vamos deixar para você definir o que fizemos agora com a UTI.
PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS
Toda esta tecnologia e conforto se somarão ao time de profissionais que assistirão os pacientes. Vários estudos publicados em periódicos médicos nacionais e internacionais mostram que pacientes de UTI quando assistidos por médicos especialistas na área apresentam melhores desfechos em termos de sobrevida e menor índice de complicações. Todo paciente internado na UTI do Hospital São Domingos é assistido por profissionais com pelo menos 10 anos de experiência e formação especializada, inclusive com titulação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
PERSONALIDADES
Para a inauguração, tomamos o cuidado de convidar duas figuras icônicas da Terapia Intensiva no país: Prof. Dr. Elias Knobel, fundador e Diretor Emérito da UTI do Hospital Albert Einstein, e a Enfermeira Renata Pietro, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e autora dos principais livros de terapia intensiva para enfermeiros editados no Brasil.
O Dr. Elias Knobel vai ministrar conferência sobre “PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA MEDICINA INTENSIVA”.