A meningite é considerada qualquer inflamação que acomete as membranas que revestem o sistema nervoso central. As principais causas de meningite são infecciosas. “Temos quatro causas mais importantes. As virais, as bacterianas, as tuberculosas e as fúngicas. Os vírus são os que mais causam a meningite, que são consideradas doenças benignas, com uma baixa taxa de complicação. Entretanto, as meningites bacterianas são as mais conhecidas pela população”, explica Dr. Eudes Simões, médico infectologista do Hospital São Domingos.
O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto, pode acontecer em qualquer idade. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
Infância
Durante a infância, é importante que os pais fiquem atentos à vacinação que imuniza as crianças contra a meningite. A vacina age estimulando a formação de anticorpos para quando a criança tiver contato com o vírus, a bactéria ou o fungo que causam a meningite.
Centro de Imunização do Hospital São Domingos
No Centro de Imunização do Hospital São Domingos estão disponíveis as vacinas Meningocócica B e Meningocócica ACWY, que abrangem mais sorotipos, um diferencial em relação aos imunizantes ofertados na Rede Pública.
Integração com o Corpo Clínico
Como parte da programação da Campanha "Juntos contra Meningite", nesse mês de Setembro, o Centro de Imunização do HSD se reuniu com os profissionais do Corpo Clínico para reforçar a importância da prevenção da doença meningocócica através da vacinação, em seus consultórios e atendimentos. Participaram do encontro as médicas pediatras Dra. Melyssa Bentivi, Dra. Raquel Feller e Dra. Fabiana Miranda, e também o médico neuropediatra Dr. Paulo Martins.
Saiba mais sobre a meningite no vídeo a seguir: