Terapia Intensiva

2 minutos de leitura

Médicos e acadêmicos se atualizam sobre atendimento intensivo durante encontro

UTI na Prática foi promovido pelo Serviço de Medicina Intensiva do Hospital São Domingos, no dia 31 de outubro
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 05/11/2019

Médicos do Hospital São Domingos e acadêmicos de Medicina tiveram uma excelente oportunidade de debaterem, trocar experiências e se atualizarem sobre o atendimento intensivo durante o UTI na Prática, encontro realizado no dia 31 de outubro, no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), pelo Serviço de Medicina Intensiva do Hospital São Domingos. 

O encontro teve como tema “Manejo do sangramento no trauma à luz das melhores evidências (discussão baseada em casos clínicos). Também foi realizado o workshop “Por dentro do PEMI”, o Programa de Residência em Medicina Intensiva, realizado pelo Hospital São Domingos e a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira). 

De acordo com Dr. Rodrigo Azevedo, um dos organizadores do evento, o UTI na Prática possibilitou a discussão de temas relacionados à assistência ao paciente grave e a demonstração das condutas e protocolos realizados pelo Serviço de Medicina Intensiva do hospital. “Por meio da discussão de casos clínicos, mostramos as nossas condutas, sempre baseadas em evidências científicas, e tivemos a oportunidade de discuti-las com outros médicos, avaliar resultados e contribuir com novos conhecimentos aos futuros médicos que participam do encontro conosco”, afirmou o médico intensivista. 

Para Dr. Filipe Amado, também da organização do evento, o encontro possibilitou a discussão dos desafios da prática clínica em uma UTI, o que enriquece a assistência, pois sempre há troca de experiências e sugestões de condutas por outros médicos. “É um momento cuja finalidade é atualização e, consequentemente, de obtermos mais conhecimento, pois podemos ver, na prática, casos clínicos e, por meio dos desfechos, avaliarmos as condutas adotadas e se estas foram as melhores e como podemos avançar sempre mais, trazendo muitos ganhos para a assistência”, disse.

PEMI 

Foi a primeira edição do UTI na Prática e a meta é realizar outros eventos possibilitando também, além de outros benefícios, maior integração entre o hospital e a vida acadêmica.    Por isso mesmo, durante o evento foi realizado o workshop “Por dentro do PEMI”, em que os acadêmicos obtiveram detalhes sobre o Programa, como requisitos, inscrições, conteúdo e outras informações, e puderam tirar dúvidas.   

O Programa de Residência em Medicina Intensiva (PEMI), inclusive, está com inscrições abertas para a próxima turma. As informações podem ser obtidas no site www.hospitalsaodomingos.com.br.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos