Terapia Intensiva

2 minutos de leitura

Hospital São Domingos realiza ações de sensibilização da população sobre a sepse

Diversas atividades estão ocorrendo no hospital, unidades diagnósticas, faculdades, aeroporto e rodoviária
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 11/09/2018

O conhecimento é a melhor forma de prevenção. Por isso, o Hospital São Domingos (HSD) iniciou, na manhã de hoje (13) uma programação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Sepse. Na solenidade de abertura, o presidente do HSD, Hélio Mendes; o diretor médico, Dr. Cláudio Carneiro, e o secretário municipal de saúde de São Luís, Lula Fylho, convidaram o público, que lotou o auditório de Instituto de Ensino e Pesquisa do HSD, a conhecer, se capacitar e especializar-se sobre a patologia. 

“Aumentar a conscientização pública sobre o risco de que doenças infecciosas podem progredir parasepse, por meio de educação em saúde e com foco na segurança do paciente, é um dos principais objetivos desta data. Assim, encontros com os de hoje e as atividades que se seguem fora do Hospital São Domingos, levam à população conhecimentos sobre prevenção e reconhecimento dos sinais de alerta da doença ”, pontuou o presidente do HSD, Hélio Mendes. 

O secretário Lula Fylho destacou a importância da parceria dos serviços públicos e privados quando o foco é saúde. “Estamos falando de saúde coletiva. A sepse, ou qualquer outra enfermidade, não escolhe pacientes por sua unidade de atendimento, por isso nós, profissionais de saúde, temos que nos apropriar desse conhecimento para estarmos aptos a reconhecer os sinais que originam a doença e oferecer o melhor tratamento para o paciente”, disse. 

Para pontuar dados sobre o tema,  Dr. Rodrigo Azevedo, membro do Time da Sepse do HSD, ministrou a palestra “Identificação e manejo inicial primário”, e a enfermeira coordenadora da UTI, Widlani Montenegro, apresentou o trabalho do HSD na prevenção e tratamento da doença. 

“Também conhecida como infecção generalizada ou septicemia, a sepse é uma condição de emergência de saúde potencialmente fatal. Ela acontece quando um quadro de infecção é agravado, fazendo com que o organismo não consiga controlá-lo. Por isso a importância da prevenção e da capacidade dos profissionais em reconhecerem os sinais de alerta”, esclareceu Widlani Montenegro. 

Foram realizadas ações de sensibilização da população pelo Time da Sepse nas recepções do Hospital e áreas do entorno, no Bequimão; shopping centers onde o HSD tem Unidades Diagnósticas (Golden Shopping, Passeio e Pátio Norte), Terminal Rodoviário de São Luís, Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha e na Universidade Federal do Maranhão. Amanhã (14), o grupo realiza as ações nas faculdades Pitágoras e Uniceuma.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos