Neurologia
O que é Neurologia? - Hospital São Domingos
A Neurologia é um dos serviços mais antigos do Hospital São Domingos, sendo referência no atendimento ambulatorial da cefaleia e epilepsia. O serviço possui uma equipe formada por profissionais especializados, além de uma estrutura voltada ao diagnóstico e ao tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso.
Para isso, conta com a estrutura do Centro de Diagnóstico por Imagem, parque tecnológico com o que há de mais avançado na medicina diagnóstica para o planejamento terapêutico e acompanhamento aos pacientes neurológicos.
O corpo clínico é composto por profissionais especialistas nas áreas de sono, doenças vasculares cerebrais, distúrbios cognitivos, doenças neuromusculares, epilepsia e outras, além de especialistas em Neuroimagem e Medicina Nuclear.
Patologias neurológicas
Dentre seus diferenciais, está a linha de cuidado para o tratamento dos pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O protocolo de atendimento começa pela Emergência Adulto, onde todos os profissionais estão aptos a identificar os primeiros sinais do AVC e promover o atendimento especializado.
Outras doenças neurológicas assistidas pelo serviço são:
- Cefaleia
- Complicações neurológicas de doenças sistêmicas (câncer, infecções e outras)
- Doença de Alzheimer
- Doença de Parkinson
- Doença dos músculos
- Epilepsia
- Neuropatias periféricas
Centro de Neurofisiologia do HSD
O Hospital São Domingos conta com o moderno e equipado Serviço de Neurofisiologia, que auxiliam no diagnóstico e tratamento de doenças dos sistemas nervoso e periférico. Muitos dos pacientes acometidos por doenças neurológicas, principalmente os mais idosos, têm graves problemas de mobilidade, o que pode gerar insegurança e aflição aos familiares quando precisam sair de casa.
Por isso, o serviço presta atendimento domiciliar, para oferecer ao paciente, agregado à facilidade e praticidade, um atendimento neurológico integral e de qualidade no conforto de casa. Dentre os principais procedimentos do serviço estão o eletroencefalograma, exame que faz parte da rotina da Unidade de Terapia Intensiva.
Os exames neurofisiológicos são necessários para acompanhamento e diagnóstico de pacientes com qualquer suspeita de alteração do nível de consciência, avaliação de morte encefálica e no estado de nível de sedação, por exemplo. O exame auxilia na avaliação do seu estado clínico e na escolha do tratamento adotado.
Exames
Procedimentos
Corpo clínico