Nefrologia

O que é Nefrologia? - Hospital São Domingos

A Nefrologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário. É também responsável pela instituição das terapias substitutivas da função renal como a diálise e o transplante, nas situações em que os rins deixam de funcionar de forma provisória ou definitiva.

As principais doenças que podem afetar de modo crônico e irreversível as funções dos rins são a hipertensão arterial e o diabetes, enquanto a septicemia, especialmente entre os pacientes graves em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é a principal responsável pela lesão renal aguda que, na maioria das vezes, é reversível.

Entre as outras diversas atividades do nefrologista, pode-se destacar o acompanhamento e tratamento das infecções e cálculos urinários, das nefrites, das doenças císticas e genéticas dos rins, da hipertensão arterial, além do seguimento a longo prazo do paciente transplantado renal.

O Hospital São Domingos conta com um time de quatro nefrologistas para atendimento adulto e uma nefrologista pediatra, todos com formação diferenciada em grandes centros médicos e com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

As rotinas, procedimentos operacionais e condutas médicas da Unidade de Nefrologia e Diálise do Hospital São Domingos são baseadas nas diretrizes da International Society of Nephrology - KDIGO (Kidney Disease Improving Global Outcomes), da National Kidney Foundation americana, da KDOQI (Kidney Disease Outcomes Quality Initiative) e nas RDCs especializadas e notas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

    Exames

    Coordenador Médico

Dúvida sobre cobertura de convênios para consultas?

Conferir operadoras aceitas