Hemodinâmica

O que é Hemodinâmica? - Hospital São Domingos

A hemodinâmica estuda as patologias das artérias coronárias de forma mais direta e objetiva e a ser utilizada, também, como método terapêutico. As obstruções das coronárias, que causavam os infartos, antes diagnosticadas apenas após a morte, começaram a ser descobertas em vida, possibilitando assim o tratamento através das cirurgias de Ponte de Safena, criação do argentino Favaloro. Essa descoberta mudou o conceito de que a doença coronariana só podia ser tratada através de medicação.

Também conhecida como cateterismo, a hemodinâmica compreende o conjunto dos componentes físicos inerentes ao bombeamento e à distribuição do sangue no sistema cardiovascular, sendo um serviço especializado em técnicas pouco invasivas que possibilita o diagnóstico e tratamento das doenças que afentam o sistema cardiovascular.

A moderna estrutura de atendimento em Hemodinâmica oferece suporte para realização de cateterismos, angioplastias e, além disso, uma equipe completa de profissionais disponível 24h para o atendimento de pronto socorro, de acordo com protocolos recomendados pelas Sociedades Brasileira, Americana e Europeia de Cardiologia.

Exames

A Hemodinâmica é usada na identificação de obstruções de artérias coronárias e problemas cardiovasculares congênitos ou adquiridos. O procedimento usa a mesma técnica do cateterismo e pode ter duração de 20 a 30 minutos.

No Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital São Domingos podem ser realizados exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos do mais alto nível e complexidade, com profissionais qualificados nas áreas de cardiologia intervencionista e anestesiologia, além de uma equipe multiprofissional completa, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia especializados em hemodinâmica, auxiliares operacionais e corpo administrativo.

Podem ser realizados exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos nas áreas de:

  1. Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista;
  2. Neuroradiologia Intervencionista;
  3. Eletrofisiologia;
  4. Implante de Marca-passo Cardíaco;
  5. Ablações;
  6. Angiologia e outras especialidades.

Procedimentos

  1. Cateterismo Cardíaco

O cateterismo cardíaco pode ser diagnóstico, aquele que visa esclarecer ou diagnosticar as doenças do coração; ou terapêutico, que pretende tratar as patologias existentes. Assim, podem ser feito o diagnóstico das cardiopatias congênitas do coração e das doenças adquiridas no decorrer da vida.

  1. Cateterismo Cardíaco Diagnóstico

Este exame pode diagnosticar doenças das valvas cardíacas, do músculo cardíaco, os defeitos de formação do coração (congênitos) e das artérias coronárias, aorta e pulmonar.

As doenças das artérias coronárias podem levar a uma angina do peito e ao infarto do miocárdio. Para o diagnóstico dessas patologias, o serviço de Hemodinâmica dispõe da coronariografia (ou angiografia coronária), exame realizado através da artéria radial localizada no pulso do paciente. É um exame simples, minimamente invasivo, no qual o paciente pode andar logo após o procedimento e ter alta poucas horas depois.

No Hospital São Domingos, 90% das coronariografias são realizados utilizando a técnica de cateterismo transradial.

  1. Cateterismo Cardíaco Terapêutico

Neste procedimento, é utilizado o mesmo princípio dos exames diagnósticos com uso dos cateteres.

Pós-operatório

No pós-operatório, o paciente precisa de repouso e, em alguns casos, é necessária a internação para observação. Entre os principais cuidados recomendados após o procedimento estão a ingestão de muito líquido, não carregar peso no braço e não retirar o curativo antes de 48h após o procedimento.

    Exames

    Procedimentos

Dúvida sobre cobertura de convênios para consultas?

Conferir operadoras aceitas