Cirurgia Robótica
O que é Cirurgia Robótica? - Hospital São Domingos
A Cirurgia Robótica é uma inovação da Medicina. É considerada a evolução da laparoscopia devido às diversas vantagens em relação à cirurgia convencional. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, com pequenas incisões, e ocorre com a utilização de um robô, comandado de maneira remota por um cirurgião. Esse tipo de cirurgia garante muitos benefícios para os pacientes.
VANTAGENS DA CIRURGIA ROBÓTICA
- É uma cirurgia minimamente invasiva, consequentemente, lesa menos tecidos, estruturas e órgãos;
- Os instrumentos do robô cirúrgico possuem três eixos de mobilidade, garantindo mais precisão e liberdade de movimentação do que o punho humano, permitindo assim, que o cirurgião alcance estruturas que nenhuma outra modalidade cirúrgica oferece;
- Os movimentos são intuitivos (o que é projetado no console pelo cirurgião é reproduzido exatamente pelo robô);
- Permite a realização de cirurgias mais longas com melhor eficácia.
BENEFÍCIOS PARA OS PACIENTES
- Menores incisões e melhor qualidade na análise dos tecidos;
- Menor tempo de internação hospitalar;Alto nível de segurança;
- Menos dor, sangramento e desconforto no pós-operatório;
- Menor risco de infecção;
- Menor índice de complicações pós-cirúrgicas;
- Recuperação mais rápida e breve retorno às atividades de rotina.
VANTAGENS PARA O CIRURGIÃO
- Precisão de movimentos;
- Imagem em alta-definição (3D);
- Melhor amplitude no manuseio dos instrumentos, garantindo melhor precisão na realização dos procedimentos;
- Maior segurança nos movimentos, pois o robô conta com dispositivos que evitam eventuais tremores;
- Ergonomia: os cirurgiões operam sentados, em posição confortável, o que reduz o cansaço.
Cirurgia Robótica - Hospital São Domingos
Cumprindo seu propósito de cuidar da saúde das pessoas, o Hospital São Domingos investe sempre em tecnologia e atualização de sua equipe, oferecendo assim, aos seus pacientes, os mais avançados procedimentos. A Cirurgia Robótica é um deles. Para isso, criou um programa específico, que consiste na aquisição da edição mais avançada do robô cirúrgico, o Da Vinci Xi; capacitação e treinamento da equipe; visita técnica a hospitais que já realizam esse tipo de procedimento; reforma e ampliação física do Centro Cirúrgico para implantação do equipamento, no mesmo padrão de segurança e conforto das suas demais instalações.
COMO É FEITO O PROCEDIMENTO A estrutura da máquina possui um console (equipamento de controle), de onde o cirurgião controla os procedimentos da cirurgia, que são executados pelos braços mecânicos do robô. Através de imagens de alta resolução, o cirurgião pode ampliar o campo cirúrgico e das microestruturas trabalhadas durante o procedimento. O robô não faz nada sozinho, o cirurgião é que manda as informações de movimentos para a máquina através do console. É o cirurgião que dá o direcionamento das pinças durante todo o procedimento. É uma cirurgia segura.
CAPACITAÇÃO DA EQUIPE Para estar preparada para operar com o robô, a equipe do hospital, formada por médicos cirurgiões, enfermeiros, técnicos de enfermagem e anestesistas, passou por um treinamento especializado, que incluiu formação teórica e prática, contando, inclusive, com um equipamento que simula o robô. Neste treinamento, todos os profissionais foram avaliados e supervisionados. A cada dia, novos profissionais são capacitados para operarem com o robô e há constante atualização.
PROCEDIMENTOS REALIZADOS POR CIRURGIA ROBÓTICA
- Urologia (tratamento do câncer de próstata e doenças renais, da bexiga e dos testículos);
- Tratamento das doenças ginecológicas (endometriose, adenomiose e miomatoses);
- Cirurgias gerais e digestivas (bariátricas e revisionais, cirurgia completa do refluxo, câncer do aparelho digestivo);
- Tratamentos oncológicos (como câncer do aparelho digestivo, doenças torácicas, sistema genitourinário).
SOBRE O DA VINCI XI® O robô Da Vinci Xi® é composto por quatro braços mecânicos, dos quais três são destinados à manipulação dos instrumentos cirúrgicos e um responsável pela geração de imagens 3D através de um endoscópio estéreo acoplado. Esta é a quarta geração do sistema cirúrgico e a mais avançada. O Hospital São Domingos é o único do Maranhão a adquirir esse modelo, que tem diversas características diferentes das versões anteriores, como acesso a multiquadrantes (permite o acesso a locais difíceis em cirurgias complexas.
CARACTERÍSTICAS:
- Visão 3D ampliada
- Braços finos e de longo alcance
- Alvo anatômico
- Imagem por fluorescência, selador de vasos e grampeador
NÚMEROS
- 20 médicos treinados, nas especialidades de Urologia, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Geral, Coloproctologia, Ginecologia e Cirurgia Torácica
- 30 cirurgias realizadas por mês
- 600 cirurgias robóticas realizadas até primeiro semestre de 2023
Procedimentos
Coordenador Médico