Radiologia

1 minuto de leitura

Serviço de Radiologia realiza primeira Uretrocistografia por Ressonância Magnética do MA

A uretrocistografia é um exame radiológico de rotina, feito para identificar obstru&cc...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 19/05/2021

A uretrocistografia é um exame radiológico de rotina, feito para identificar obstruções e alterações anatômicas da bexiga e da uretra. Em sua grande maioria, o procedimento é realizado pela técnica de raio-x com a aplicação de contraste iodado na uretra para a obtenção de imagens dos órgãos em repouso e durante a micção. Para modernizar a técnica e oferecer imagens mais precisas, o Serviço de Radiologia do Hospital São Domingos realizou no mês de abril a primeira uretrocistografia por ressonância magnética do estado do Maranhão. O procedimento é uma inovação no diagnóstico de doenças do trato urinário masculino.

"O exame foi realizado em um paciente com grave quadro de estenose no trato urinário, precisando de uma avaliação mais precisa para a aplicação de um bom plano cirúrgico. Por isso, o procedimento realizado com a técnica de ressonância magnética é um importante avanço para diagnósticos e tratamentos de doenças nessa região, pois oferece uma visão ampla e mais completa dos órgãos. A equipe de cirurgiões urológicos nos relatou que as imagens fornecidas pelo exame foram cruciais para o planejamento cirúrgico, que tinha por finalidade a reconstrução da uretra do paciente", explica Dr. Eduardo Medeiros, médico radiologista do Hospital São Domingos.

A técnica pioneira ainda é pouco explorada nos centros de saúde do Brasil e pode ser indicada para análise de estenose uretral masculina, avaliando a extensão do comprimento da fibrose e qual segmento está comprometido. Outras aplicações para o procedimento são o diagnóstico de estenose causadas por infecções urinárias de repetição, refluxo vesicoureteral; incontinência urinária; lesões tumorais; traumas, entre outros.

"Essa modalidade da uretrocistografia por ressonância magnética traz excelentes benefícios para o paciente e para o médico urologista que terá um diagnóstico ainda mais preciso. Agora, após esse importante avanço no diagnóstico por imagem para patologias urológicas, o procedimento passa a parte do rol de exames oferecidos pelo Centro de Diagnóstico e Ambulatorial do HSD", conta Dr. Eduardo Medeiros.

Além do médico radiologista, o exame foi realizado com a participação do coordenador Técnico do Serviço de Radiologia do HSD, Tiago Castro; do Tecnólogo em Radiologia; Francisco Barros e do Técnico em Radiologia, Franklin Cruz.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos