Realizado no dia 29 de março de 2019, o I Encontro de Pacientes com Endometriose do Maranhão. Promovido pelo Hospital São Domingos (HSD), o evento científico teve a participação de profissionais do Hospital e do público externo.
O HSD tem um serviço voltado somente para a endometriose, doença caracterizada pelo crescimento anormal do tecido do endométrio (que reveste o útero) fora da cavidade uterina.
A palestra central foi realizada pelo coordenador da Ginecologia do Hospital São Domingos, Dr. Alisson Chianca. A diretora do Centro de Diagnóstico por Imagem e Ambulatorial do HSD, Dra. Gláucia Palácio também participou do encontro.
Palestra
Em sua palestra, Dr. Alisson Chianca detalhou ao público o que é endometriose, causas, diagnóstico, tipos, consequências para a mulher, sintomas, tratamento e outros assuntos relacionados à doença.
Entre os fatores de risco para a doença apresentados por Dr. Alisson Chianca em sua palestra estão: antecedentes familiares, nuliparidade, más formações uterinas, padrão menstrual, idade da menarca e características físicas ou sociais.
Durante duas horas, o médico conversou com os participantes do encontro, em sua maioria mulheres, repassando diversos detalhes sobre a Endometriose e também tirou dúvidas das mulheres sobre o assunto. Ele também apresentou casos clínicos da doença e tratamentos.
SAIBA MAIS
O que é Endometriose
Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Endometriose profunda é a forma mais grave da doença.
Sintomas
• Dor pélvica, quase sempre associada ao ciclo menstrual
• Dismenorreia (dores no período menstrual)
• Dor no baixo abdômen ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação de forma cíclica
• Dores nas relações sexuais com penetração
• Dores ao urinar e evacuar, especialmente no período menstrual
• Infertilidade
• Fadiga
• Diarreia