O Pronto Socorro (PS) do Hospital São Domingos está preparado e adaptado para a nova realidade de atendimento de urgência e emergência trazida pela pandemia da Covid-19. O hospital possui alas exclusivas e separadas para pacientes com sintomas diversos e para aqueles que estão com suspeita de alguma doença respiratória ou Covid-19. Assim, o fluxo dos pacientes ocorre de forma totalmente separada e segura. O HSD também possui uma ala de internação exclusiva para quem tem suspeita de doença respiratória.
O PS conta, durante as 24 horas de funcionamento, com equipe de clínicos, cirurgiões, cardiologista, ortopedistas e toda estrutura para atendimento de urgência e emergência, como ampla e estruturada sala de medicação, assistência de farmácia mais rápida, 8 salas de fast track – atendimento automático para pacientes com sinais ou sintomas que necessitam de atendimento de urgência, contando com todo o aparato médico e de equipamentos de suporte.
Protocolos assistenciais
A assistência no Pronto Socorro segue protocolos institucionais baseados em diretrizes e consensos internacionais relacionados às doenças graves, como dor torácica, AVC e Sepse. Tais protocolos são constantemente atualizados bem como toda a equipe.
Ambientes separados
De acordo com o gerente médico, Dr. Paulo Cézar Dias, o Hospital São Domingos tem, constantemente, atuado para melhorar o atendimento no Pronto Socorro. E um dos diferenciais, nesta época de pandemia, são os ambientes totalmente separados para quem apresenta sintomas de diversas doenças daqueles que têm sintomas respiratórios. “Atuamos para que as pessoas possam vir ao hospital com segurança, a qualquer hora, para cuidar de sua saúde, seja para atendimento de emergência ou para cuidados eletivos. Os ambientes e fluxos são totalmente separados”, detalha.
Menor tempo de espera
Além da separação de ambientes, garantindo segurança aos pacientes, o funcionamento do Pronto Socorro convencional está tendo maior resolutividade, com menor tempo de espera, de acordo com o coordenador do PS, Dr. Rodrigo Muniz. “Mudamos a forma de atendimento. Antes, os pacientes passavam pela triagem na enfermagem e aguardavam ser chamados de acordo com a classificação de risco. Agora, eles passam pela triagem e classificação de risco e automaticamente são atendidos pelo médico nas salas de Práticas Médicas, o que reduz o tempo de espera”, explica o médico.
Nas Salas de Prática Médica, atuam, além do médico, profissionais de enfermagem e do laboratório de análises clínicas. Desta forma, caso o paciente precise logo de alguma medicação ou fazer algum exame, tudo é feito imediatamente.
Exames no PS
No PS também os pacientes sem condições clínicas ou acamados podem ser submetidos a exames de imagem, como ultrassom e ecocardiograma, o que agiliza o atendimento e evita que sejam mobilizados para outras áreas.
E para maior tranquilidade dos pacientes, há todo um protocolo para o atendimento e realização de exames no PS. Há profissionais do laboratório direcionados somente para o atendimento na área de Covid-19. Há também todo um cuidado no fluxo de pacientes e na utilização dos aparelhos de exames. “Há profissionais do laboratório destinados para cada área do PS. Desta forma, não há contato com os demais pacientes. Com relação aos exames, separamos aparelhos para cada área também, ou seja, no caso da tomografia, por exemplo, há aparelhos que são utilizados somente para suspeitos de Covid-19 e outros só para os pacientes com outros sintomas. Fazemos também a higienização e desinfecção de todos os aparelhos. Os pacientes da área eletiva também fazem seus exames em um aparelho separado”, informa Dr. Paulo Cézar Dias.
Emergência Pediátrica
O Hospital São Domingos também conta em seu Pronto Socorro com a área exclusiva para os pacientes pediátricos, com toda infraestrutura para o atendimento de emergência e internação. O local também tem ambientes separados para as crianças com sintomas variados das que apresentam sintomas gripais. Os fluxos de atendimento emergencial e de internação são completamente separados para segurança de todos.