Oncologia

1 minuto de leitura

Oncologistas realizam reuniões virtuais para debater casos e definir tratamentos

Videoconferências garantem a continuidade do tratamento e acompanhamento dos pacientes oncológicos neste período
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 09/06/2020

Todas as quintas-feiras são de reunião para a Oncologia do Hospital São Domingos. Neste período, os encontros semanais do Fórum de Especialidade da Oncologia, o Tumor Board, estão ocorrendo de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus. Esta foi a forma encontrada pela equipe médica para manter o tratamento e acompanhamento dos pacientes oncológicos, que precisam continuar. 

As reuniões on-line também garantem a segurança do corpo clínico. Durante o encontro, oncologistas de várias especialidades e médicos de outras áreas, como  de imagem, discutem cada caso e definem o tratamento com base em condutas científicas, dando agilidade ao início e continuidade dos tratamentos e maior segurança e tranquilidade para os pacientes.

Em cada videoconferência, os oncologistas discutem e definem as condutas para casos que fogem aos protocolos predefinidos de câncer como de mama, colorretal, sarcoma, ovário, pulmão, próstata, cabeça e pescoço e outros raros. 

Além de oncologistas, os encontros contam com convidados especiais. Um deles neste período foi o coordenador do Serviço de Combate à Infecção Hospitalar do Hospital São Domingos, Dr. Eudes Simões.

Melhor tratamento

De acordo com o coordenador da Oncologia do Hospital São Domingos, Dr. Klayton Ribeiro, a melhor forma de tratamento do câncer sempre é decidida em equipe. “O tratamento é multimodal, envolve várias especialidades, sendo assim, a reunião clínica, que no cenário atual ocorre virtualmente, traz a oportunidade da decisão do melhor tratamento individualizado para cada caso de câncer, já que cada tipo tem uma apresentação individual e não há uma fórmula pronta para a escolha do tratamento”, afirma o oncologista clínico.   

Dr. Klayton Ribeiro diz ainda que a Oncologia avança muito ao conhecer o comportamento individual de cada tumor. “Todos as particularidades são discutidas na reunião, desde os minuciosos detalhes da biópsia e dos exames de imagem [PET CT, tomografia, ressonância, mamografia etc] que norteiam a decisão de qual sequência de tratamento oncológico escolheremos para cada caso”, explica ele.

O médico pontua que o tratamento do câncer envolve cirurgia, radioterapia e o tratamento sistêmico (quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, iodoterapia entre outras formas de tratar ou proteger o corpo todo).   

Multidisciplinar

 O Tumor Board acontece todas as quintas-feiras, às 11h. As reuniões clínicas da Oncologia são multidisciplinares e contam com a participação de oncologistas das mais variadas especialidades, como clínicos, cirurgiões,  radioterapeutas, patologistas, radiologistas, mastologistas, onco-ortopedistas e outras.

Após a apresentação de cada caso, os médicos discutem e definem as melhores condutas. Na avaliação de Dr. Klayton Ribeiro, esse tipo de escolha conjunta do tratamento traz benefícios tanto para os médicos quanto para os pacientes. “Temos maior rapidez, clareza e segurança nas escolhas e condução do tratamento e o paciente fica mais tranquilo ao saber que as condutas foram definidas por um corpo de médicos especializados”, completa o oncologista.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos