Mastologia

2 minutos de leitura

Mastologista do HSD destaca a importância da realização da mamografia regularmente

No Dia Nacional da Mamografia (5 de fevereiro), a coordenadora da Mastologia do Hospital São ...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 05/02/2020

No Dia Nacional da Mamografia (5 de fevereiro), a coordenadora da Mastologia do Hospital São Domingos, Dra. Ana Gabriela Caldas, alerta para a importância da realização da mamografia periodicamente. “A mamografia preventiva ou de rastreamento não evita o surgimento do tumor, mas é o exame mais eficiente para detecção do câncer de mama ainda não-palpável clinicamente, com menos de 1cm, que tem alto índice de recuperação se for tratado adequadamente”, explica.

O exame de mamografia deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos, mas nos casos em que a paciente tiver histórico familiar para câncer de mama (como mãe, pai, irmã) a mamografia deve ser iniciada pelo menos 10 anos antes da idade em que o familiar apresentou a doença.

É importante que a mamografia faça parte da rotina anual da mulher, quando uma a visita ao posto de saúde inclua todos os procedimentos planejados para sua fase da vida. A médica destaca que a dificuldade na realização da mamografia não está no procedimento e no seu característico desconforto, mas sim no acesso à mamografia no país. 

“No Brasil há uma dificuldade no acesso à mamografia. Percebemos que pacientes com mais de 60 anos, que não praticam atividades físicas, que possuem quadro de doença crônica, baixa renda ou pouca escolaridade têm um pior acesso ao mamógrafo. Então o problema principal é a falta de democratização do acesso ao exame e ao tratamento”, enfatiza a médica.

O exame de mamografia é relativamente rápido e a pressão exercida na mama é necessária para manter a qualidade e precisão da imagem no exame. “Uma imagem bem feita permite o diagnótisco de uma lesão suspeita, por isso é necessário o aperto na mama na hora da realização do exame. É incômodo, mas é passageiro, que acontece somente uma vez ao ano e que trará um benefício valioso à saúde da mulher”, finaliza a mastologista.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos