Estamos no "Agosto Dourado", mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Campanha simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
O leite humano é a alimentação ideal para todas as crianças pois sua composição nutritiva é considerada completa e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros 2 anos de vida.
O leite materno é um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil.Além disso, possui componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano.
Campanha
O “Agosto Dourado” é uma campanha criada em 1991, nos Estados Unidos. Foi uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
No Brasil, a campanha começou em 1999, com a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada de 1° a 7 de agosto, pelo Ministério da Saúde.
Em seus quase 30 anos, a campanha Agosto Dourado tem consientizado mães e familiares sobre a importância da prática do aleitamento materno nos primeiros 2 anos de vida da criança, além de destacar a necessidade de um ambiente que permita se manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros 6 meses de vida.
Agosto Dourado de 2020
De acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, o tema deste ano é: “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável” e se concentra no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo.
Em função da pandemia da COVID-19, a Semana da Amamentação sofreu algumas alterações em seu formato. Os eventos para celebrar a data serão realizados on-line, para atender às normas de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS).