Endoscopia

2 minutos de leitura

Endoscopia em crianças exige cuidados especiais, alerta especialista do HSD

Descubra conselhos sobre nutrição, exercícios, saúde mental, sintomas, prevenção de doenças e muito mais, tudo elaborado por médicos e especialistas da área da saúde.
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 12/07/2021

A endoscopia digestiva em crianças apresenta algumas particularidades que diferem do exame em adultos. Nas crianças, as doenças dos tratos digestivos recebem atenção especial no Hospital São Domingos, que conta com um Serviço de Endoscopia especializado para o diagnóstico e tratamento das patologias do sistema digestivo.

“Todo o cuidado e atenção são oferecidos no atendimento à criança, desde o contato inicial com o paciente, a escolha do local para realização do exame e até a presença de uma equipe multiprofissional habituada ao atendimento pediátrico são de grande importância e devem propiciar bem-estar e conforto aos pacientes e seus familiares”, explica a médica endoscopista pediátrica do HSD, Dra. Iara Pinheiro.

A gastroenterologia pediátrica é uma especialidade que auxilia o pediatra na assistência de crianças e adolescentes portadoras de sintomas relacionados ao tubo digestivo, como náuseas, vômitos, diarreias, alergias aos alimentos, dores abdominais, constipação intestinal, entre outros. Além de atuar na identificação de doenças específicas do esôfago, estômago, intestino fino e grosso, além do pâncreas e vesícula biliar.

Sedação

A médica explica que a endoscopia em crianças é um exame que deve ser feito em um ambiente com acompanhamento anestésico, no qual o paciente é mantido sob contínuo monitoramento e com todo o suporte durante a realização do exame.

“A sedação de uma criança para a realização do procedimento precisa de muita atenção. No nosso serviço de Endoscopia temos uma equipe de anestesistas que fazem o preparo do paciente com toda segurança. Também contamos com uma estrutura completa, incluindo um suporte móvel de anestesia. Tudo que é necessário para um exame feito com segurança”, completa Dra. Iara Pinheiro.

Indicação

Suspeita de doença do refluxo, dor abdominal, perda de peso, restrição ou intolerância alimentar são algumas das indicações mais frequentes para a realização da endoscopia pediátrica.

“Essas são as indicações mais comuns que levam um gastropediatra a solicitar o exame de endoscopia. Os pais devem ficar atentos às queixas das crianças ou a persistência de algum sintoma. Esse profissional especializado vai determinar a necessidade da realização do exame e a coleta de materiais para biopsias para ser fechado o diagnóstico do paciente”, enfatiza a médica.

Serviço de Endoscopia do Hospital São Domingos

O Serviço de Endoscopia do Hospital São Domingos conta uma nova estrutura, mais ampla, moderna e completa para a realização de exames essenciais para o diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo em adultos e crianças, com equipamentos de alta tecnologia e uma equipe multiprofissional, composta por médicos especialistas, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos