Endocrinologia

2 minutos de leitura

Doenças endócrinas: conheça suas características e como elas afetam a tireoide

Especialista explica as principais características das doenças endócrinas e...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 04/06/2022

Especialista explica as principais características das doenças endócrinas e sua relação com o diagnóstico de nódulos da tireoide

O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios que regulam as funções do corpo e controlando processos que vão desde, por exemplo, o crescimento de uma célula, à frequência cardíaca ou mesmo temperatura corporal. Seu mau funcionamento pode levar as doenças endócrinas, distúrbios endócrinos que ocorrem quando uma ou mais glândulas não funcionam da forma devida, verificando-se uma anomalia na produção de hormônios.

Dentre as doenças endócrinas mais comuns estão a diabetes, a obesidade e as disfunções da tireoide. Durante a investigação dessas patologias, muitas vezes são encontrados nódulos na tireoide, os quais necessitam de uma investigação mais detalhada. 

Tireoide

A endocrinologista do Hospital São Domingos, Dra. Thayana Linhares explica que a tireoide participa da função de vários órgãos importantes, como o coração, cérebro e ossos. Ela que produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina),  essenciais durante todas as fases da vida.

A médica informa que as principais alterações na tireoide são o hipotireoidismo, quando há liberação de hormônios em quantidade insuficiente para o corpo, e o hipertireoidismo, que se caracteriza pelo excesso da produção de hormônios. “Esse não funcionamento correto da tireoide é facilmente identificado pelo endocrinologista”, afirma.       

Outro problema na tireoide são nódulos, que podem ser benignos ou malignos. Para identificar qualquer um desses distúrbios, é necessário consultar, pelo menos anualmente, um endocrinologista para a realização de exames que detectam as alterações na produção de hormônios ou nódulos.     

“Quando aparece um nódulo, a maior preocupação é o risco de ele ser maligno. Mas, na maioria dos casos, os nódulos da tireoide são benignos. Sabe-se que apenas uma pequena porcentagem de nódulos da tireoide são malignos. De qualquer forma, é essencial marcar uma consulta com seu médico para o diagnóstico adequado”, reforça a médica.

Serviço de Endocrinologia do Hospital São Domingos 

A consulta de rotina é essencial para o diagnóstico precoce e a para a escolha da melhor conduta clínica em tempo hábil. No Centro de Medicina Especialidade do Hospital São Domingos você encontra profissionais qualificados, especialistas em patologias endócrinas, além de oferecer toda a estrutura e equipamentos de alta tecnologia para exames laboratoriais e de imagem para o diagnóstico preciso das alterações da tireoide. Agende sua consulta na nossa Central de Atendimento pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos