SÃO LUÍS - Durante o período carnavalesco, é comum a ocorrência de brincadeiras com uso de produtos que podem provocar problemas de pele e até nos olhos. Em razão disto, o dermatologista do Hospital São Domingos, Eduardo Lago, orienta sobre quais cuidados tomar para evitar incidentes e brincar tranquilamente o carnaval.
Um produto bastante comum nesta época de folia é o spray de espuma. O dermatologista afirma que, eles não costumam causar grandes problemas na pele, mas deve-se evitar mantê-los por muito tempo na pele para evitar irritações e alergias de contato, retirando-o com água. “Deve-se ter cuidado especial para evitar que o spray atinja a área do rosto, principalmente os olhos, para evitar danos, mas se isto ocorrer, procure lavar abundantemente com água corrente caso haja irritação e se esta permanecer, procure imediatamente o atendimento médico”, orienta Dr. Eduardo Lago.
A maquiagem é outro item que se deve ter atenção redobrada. De acordo com o médico, o adequado é usar produtos de qualidade para evitar problemas de pele, como irritação ou alergia de contato. “No caso de crianças, deve-se usar sempre o produto próprio para a faixa etária, mas se precisar optar entre um produto sem qualidade ou o de qualidade usado pela mãe, é melhor a segunda opção, mas isso por pouco tempo e retirando-o de forma adequada”, complementa.
Outros cuidados complementares são: se hidratar sempre; não andar descalço; usar roupas leves e protetor solar, caso vá se expor ao sol.
Dicas para pular o carnaval
- Alimente-se de 3 em 3 horas
- Mantenha-se sempre hidratado.
- Tome bastante água ou suco
- Use roupas leves e sapatos confortáveis
- Durma por pelo menos 7 a 8 horas por dia para repor as energias e evitar cansaço e irritação- Use protetor solar, caso vá brincar sob o Sol
- Mantenha as vacinas em dia- Use preservativo nas relações sexuais para evitar DSTs e gravidez não planejada
- Evite beijar na boca de pessoas desconhecidas