Uma comitiva enviada pelo Governo do Canadá visitou o Serviço de Radioterapia do Hospital São Domingos (HSD). O objetivo foi conhecer um dos equipamentos utilizados pelo hospital maranhense e avaliar a possibilidade de adquirir a mesma tecnologia para ser utilizada na rede de serviço público canadense.
Após conhecer as instalações da Radioterapia, o grupo, sediado em Quebec, acompanhou o funcionamento do aparelho de tomografia CT Prime Aquilion, um dos mais modernos do mundo, e procedimentos realizados com pacientes em diagnóstico, rastreamento e tratamento de câncer.
Know-how
O HSD foi escolhido pelo fabricante pelo seu know-how de implantação e uso deste equipamento, existente no Brasil somente no Hospital São Domingos e em mais dois hospitais de São Paulo e Curitiba.
A comitiva foi recepcionada pela diretoria do hospital, pelo coordenador do Serviço de Radioterapia, Dr. Flávio Napoleão Ferro, e pelo físico-médico Paulo de Tarso Nogueira Filho, da equipe da Radioterapia.
O grupo canadense fez questão de acompanhar vários procedimentos realizados com pacientes com o aparelho de tomografia CT Prime Aquilion. De acordo com Paulo de Tarso, este equipamento, da mais alta tecnologia, coleta informações de todo o corpo do paciente. “Com ele, é possível fazer a reconstrução de uma pessoa de forma tridimensional dentro do computador e verificar todos os órgãos separadamente, delimitar cada estrutura. É um exame de suma importância e altamente detalhado. Cada órgão possui um limite de dose para receber, então, com o CT Prime a gente consegue conhecer melhor cada órgão, limitar mais a dose do medicamento e direcionar melhor o tratamento. É o nosso olho dentro do paciente. Tudo que a gente faz é baseado nas imagens que ele colhe. Faz-se a imagem e o paciente vai para casa e a equipe trabalha tudo com base nela”, explicou ele.
De acordo com André Guahy, executivo de Estratégia e Desenvolvimento da Canon do Canadá, que acompanhou os canadenses ao Brasil, o grupo fez questão de ver in-loco a performance do aparelho, verificando se suas especialidades técnicas são compatíveis com as pretendidas pelo governo canadense. Ele afirmou que a escolha do Hospital São Domingos se deu devido já operar com o equipamento. “O São Domingos foi escolhido criteriosamente para mostrarmos a performance do equipamento de interesse do Governo do Canadá”, afirmou.