Voltar
Menu
Pra Você

Sobre o São Domingos

História

Conheça um pouco sobre a nossa história.

1987
Recepção do Hospital São Francisco de Assis.
Primeiros passos

Recepção do Hospital São Francisco de Assis, fundado em 4 de outubro de 1975 no município de São Domingos do Maranhão. Na cidade, localizada a 380 km de São Luís, o médico Hélio Mendes da Silva iniciou o exercício da Medicina atendendo aos habitantes locais, que não tinham qualquer serviço de atendimento à saúde, sempre auxiliado por sua esposa, a Dra. Maria Antônia Andrade da Silva, assistente social de formação, que conduzia a administração do Hospital São Francisco de Assis e, posteriormente, do HSD.

Hélio Mendes e Maria Antônia, diretores do Hospital São Domingos.

Passados 16 e anos e após ter preparado suas próprias equipes de trabalho, levando importantes profissionais para o município, o sonho de oferecer atendimento médico com qualidade se expandiu, e novos planos foram feitos para a capital São Luís. O Hospital São Francisco existe ainda hoje e pertence à rede pública de saúde do município de São Domingos.

1989
Cerimônia de inauguração do Hospital São Domingos.
Fundação do Hospital São Domingos

Em 28 de julho de 1989 era inaugurado o Hospital São Domingos. Funcionando como clínica, possuía cerca de 30 funcionários, 17 leitos, além de salas cirúrgicas e UTI. Um grande terreno e a localização que privilegiava os novos bairros que surgiam na cidade já davam indícios do que estaria por vir.

Anos 90
Caminhão transporta o primeiro aparelho de Ressonância do Maranhão pelas ruas de São Luís.
A primeira Ressonância do Maranhão

No início dos anos 90, o São Domingos foi o primeiro hospital do estado a adquirir um equipamento de Ressonância no estado do Maranhão, um grande investimento em inovação e tecnologia.

Congresso Hospital São Domingos: Humanização e Tecnologia em Harmonia.
Assistência Multiprofissional à Saúde

O atendimento integrado do paciente e a humanização já eram preocupações desde a inauguração do hospital e eram evidenciadas durante os primeiros congressos interdisciplinares. Em 1999, quando foram comemorados os 10 anos de fundação, o Congresso “Hospital São Domingos: Humanização e Tecnologia em Harmonia” contou com a participação do então Ministro da Saúde, Adib Jatene, que também participou do evento de inauguração de uma das ampliações do hospital.

O hospital adquire novos terrenos para a expansão.
A primeira Expansão

Novos terrenos foram adquiridos e deu-se início à primeira expansão do Hospital São Domingos, que contou com reformas e a construção do 3º andar no bloco A já na década de 90.

Corpo clínico do serviço de Neurocirurgia do HSD.
Fortalecendo os serviços e especialidade médicas

Na década de 1990, a inauguração de consultórios destinados exclusivamente à Neurologia, que se aliaram à infraestrutura de diagnóstico e cirurgias existente no hospital, reforçava a busca do São Domingos em oferecer Medicina de Alta Complexidade no estado.

Anos 2000
Segunda reforma e expansão do Hospital São Domingos.
Planos de futuro

Os anos 2000 marcam a fase de plena expansão do Hospital São Domingos. A partir da elaboração do Plano Diretor de Crescimento, o Hospital iniciou a construção do Bloco C, prédio de 7 andares que acrescentou 90 apartamentos, leitos de UTI e inaugurou o serviço de Oncologia no hospital.

2006
Selo de Acreditado Nível 1 da ONA
Primeiro selo de acreditação hospitalar

Em junho de 2006 o Hospital São Domingos recebeu a visita do IQG, certificadora da Organização Nacional da Acreditação (ONA) pelo Sistema Brasileiro de Acreditação. Em setembro do mesmo ano o hospital foi acreditado em Nível 1.

2012
Selo de Acreditado Pleno Nível 2 da ONA
Conquista do Nível 2 da ONA

Em novembro de 2012 a equipe de avaliadores do IQG aferiu os processos realizados pelo hospital voltados ao aprimoramento contínuo da atenção hospitalar e a qualidade na assistência à saúde. Ao final conferiu ao hospital o nível de Acreditação Plena, equivalente ao nível 2 da acreditação ONA.

2013
Oxigenoterapia Hiperbárica, equipamento moderno e único no estado.
Implantação dos serviço de Medicina Hiperbárica

O Hospital São Domingos passa a ser o primeiro do Maranhão a oferecer a Oxigenoterapia Hiperbárica, tratamento que a partir de alta tecnologia é capaz de curar lesões de difícil cicatrização.

PET-CT do Hospital São Domingos.
Implantação do serviço de Medicina Nuclear

Como parte do planejamento estratégico, o hospital moderniza seu parque tecnológico com a criação do PET-CT, um serviço completo para diagnóstico precoce por imagem do câncer e de doenças neurológicas, tecnologia compatível ao que é oferecido em grandes centros.

2015
Selo de membro do Programa de Acreditação Internacional Qmentum.
Rumo à Acreditação Internacional

O São Domingos inicia o processo de acreditação canadense Qmentum, adequando a gestão dos processos e a cultura de segurança da instituição aos padrões internacionais de qualidade.

2015-2016
Unidades de Medicina Diagnóstica no Shopping Passeio e Pátio Norte Shopping.
Unidades de Medicina Diagnóstica

Com o objetivo de levar o alto padrão de qualidade para mais perto da comunidade, o hospital cria as unidades de medicina diagnóstica. Localizadas em pontos estratégicos da cidade, elas oferecem consultas em diversas especialidades médicas, com profissionais experientes e exames de imagem com a melhor tecnologia. A Unidade do Shopping Passeio, localizada no Cohatrac, foi a primeira, inaugurada em 15 de julho de 2015. E a Unidade do Pátio Norte Shopping, localizada no município de São José de Ribamar, foi inaugurada em janeiro de 2016. A terceira unidade está prevista para ser inaugurada no 2º semestre de 2017, no Golden Shopping, localizado no Calhau.

2017
Diretores do hospital recebem do representante da ONA, Sr. Rubens José Carvalho, a placa de Acreditado com Excelência Nível 3.
Acreditados com Excelência

O Hospital São Domingos recebe, no dia 10 de maio, o certificado de excelência nível 3 oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) - por qualidade no atendimento prestado ao público.

O certificado de Acreditação Hospitalar Nível III garante muito mais do que um bom produto. Seu foco é a qualidade dos serviços, segurança e a preservação da vida dos pacientes. Compromissos que o Hospital São Domingos reafirmou após a visita da equipe de avaliadores do IQG – Health Services Accreditation e um representante da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no mês de abril.

Rubens Carvalho, CEO da Accreditation Canada, entrega placa e certificado do Qmentum para os diretores do Hospital São Domingos, Dr. Hélio Mendes e Maria Antônia.
Um Q a mais de qualidade na saúde maranhense

O Hospital São Domingos recebe, no dia 10 de maio, o certificado de excelência nível 3 oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) - por qualidade no atendimento prestado ao público.

O Hospital São Domingos torna-se a primeira instituição de saúde do Maranhão a conquistar o Selo de Acreditação Internacional Qmentum Nível Diamante, elevando a qualidade e a segurança do atendimento aos pacientes por meio de critérios e metodologias internacionais reconhecidos mundialmente. Um Q a mais na saúde do estado.

2020
Projeto de Expansão do Hospital São Domingos.
Projeto de Expansão

Para os próximos 5 anos, o Projeto de Expansão do Hospital São Domingos contempla a expansão do prédio atual, bem como criação de unidades de Medicina Diagnóstica localizadas em diferentes locais da cidade. Além da implantação do serviço de Radioterapia, o projeto de expansão contempla a expansão da UTI, das unidades de internação, do Centro Cirúrgico, do Centro de Diagnóstico, do Pronto Atendimento, dos ambulatórios e das áreas de apoio.