Voltar
Menu
Pra Você

Notícias

Pacientes e colaboradores do Hospital São Domingos vivem a magia do Natal

Publicado em 22.12.2017

SÃO LUÍS - O Hospital São Domingos levou a magia e o verdadeiro significado do Natal para seus colaboradores, pacientes internados e familiares. Uma vasta programação ocorreu desde o dia 18, estendendo-se até 25 de dezembro. Foram realizadas oficina de artesanato, apresentação de coral natalino, Santa Ceia, celebração ecumênica, roda de leitura com o tema O Verdadeiro Sentido do Natal, visita do Papai Noel e almoço especial de Natal.

De acordo com Jandira Uchôa, psicóloga coordenadora do Serviço de Psicologia e do Núcleo de Humanização do HSD “Hoje é tempo de Natal, e o mundo ocidental cristão católico ou evangélico define o Natal como a celebração do nascimento de Jesus Cristo, e isto ocorre todos os anos no dia 25 de dezembro. Para que não seja vista como mais uma invenção humana a data não deve esta vinculada somente às ações publicitárias, consumismo, decorações natalinas, mesas fartas, que não explica o sentido do natal, haja vista que, tudo isto pode ser feito em outras datas do ano, mas a uma visão espiritual, humanitária e doadora que o evento nos trás, afirma ela.

A psicóloga diz ainda que Natal é recomeço. “Natal significa em sua essência nascimento, a materialização do grande amor de Deus; uma oportunidade de recomeçar, de colocar em ordem nossas prioridades, de rendermos ações de graças pelo Menino Jesus, de o presentearmos com nossas ações solidárias, empáticas, harmônicas, de servirmos o próximo. Não devemos permitir que acontecimentos, independente de sua dimensão, apaguem a História real do nascimento de Jesus, é Natal, celebremos! O que podemos oferecer de presente ao aniversariante?  Todos temos algum presente para ofertar! Dos reis magos Ele recebeu ouro, incenso e mirra! E de nós o que vai receber? Pensemos!", ressalta.

O Hospital trabalha com princípios e um deles são as ações humanísticas.  Todo tratamento dispensado aos pacientes deve ser centrado em suas necessidades, incluindo  a segurança assistência, emocional e espiritual. “As ações de humanização auxiliam no restabelecemento e trazem manifestações  de esperança. O nucleo de humanização trabalha diariamente para tornar cada dia o ambiente mais humano, respeitoso e acolhedor e  esta semana natalina é só mais uma oportunidade de agregarmos bem estar e proporcionarmos reflexões".

Ela conclui: "a semana esta repleta de ações com objetivo de tornar a noite de Natal dos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores mais brilhante e significativa . Percebemos, emoção, satisfação e ao mesmo tempo  surpresa nos rostos de cada um pela diversidade de atividades que estão sendo proporcionadas ”.