Voltar
Menu
Pra Você

Notícias

HSD é o primeiro hospital do MA a receber a acreditação internacional Qmentum

Publicado em 04.08.2017

SÃO LUÍS - O Hospital São Domingos tem agora a chancela internacional de atendimento seguro e de qualidade aos seus pacientes. O HSD tornou-se a primeira instituição de saúde do Maranhão a receber a acreditação Qmentum, nível Diamante, da Canada Accreditation International. A certificação de alto nível de atendimento é  focada na segurança do paciente, na governança clínica e na ética. No  Brasil, somente 35 hospitais chegaram a tal certificação até o momento e 100 no mundo.

A placa do Qmentum foi entregue em uma noite de grande confraternização entre a direção do HSD, médicos, colaboradores e parceiros, na quinta-feira (3),  no Auditório Alberto Abdalla, na Fiema. A cerimônia marcou também a  comemoração dos 28 anos do Hospital, fundado em 28 de julho de 1989. Os convidados foram presenteados com uma bela apresentação do Boi Barrica.

Participaram da solenidade, o presidente do HSD, Hélio Mendes; a vice-presidente, Maria Antônia Mendes; a diretora do Centro de Diagnóstico por Imagem, Gláucia Andrade Palácio; o diretor Executivo, Glauco Andrade; o diretor Médico, Cláudio Carneiro;  o diretor Financeiro, Eduardo Oliveira; o empresário Lucas Andrade; outros membros da diretoria, médicos, colaboradores e fornecedores.

Em uma breve conversa, eles falaram da importância do HSD, hoje, para a sociedade e enalteceram a união e dedicação de toda a equipe do hospital no trabalho diário de cuidados com os pacientes, o que levou à conquista do Qmentum. Durante a solenidade, foram exibidos vídeos com depoimentos de funcionários sobre o significado do HSD para eles e a importância de receber mais essa certificação. Alguns colaboradores estão há 28 anos na equipe e demonstraram a emoção de fazer parte da vitoriosa história do hospital, cuja semente nasceu no município de São Domingos do Maranhão.

A entrega da placa de certificação do Qmentum foi feita pelo CEO da Canada Accreditation International, Rubens Covello, ao presidente e  vice-presidente do Hospital São Domingos, Dr. Hélio Mendes e Maria Antônia Mendes, respectivamente. O recebimento da mais alta certificação de qualidade hospitalar pelo HSD foi comemorado com uma forte salva de palmas de todos os presentes.

A emoção estava estampada no rosto de Hélio Mendes ao erguer a placa da acreditação. “Pertence a todos vocês”, afirmou ele. Para o presidente, a certificação Qmentum coroa os 28 anos de existência do Hospital São Domingos, que tem como objetivo maior o atendimento de qualidade aos pacientes.

“Nós ganhamos, mas quem ganha mais ainda é a sociedade, pois esse processo de atendimento seguro e de qualidade não se encerra aqui, é contínuo e permanente. Queremos sempre melhorar nosso atendimento ao paciente, para que tenha um lugar seguro e humanizado para cuidar da sua saúde”, afirmou Hélio Mendes. Ele destacou também o projeto de expansão do hospital e anunciou a instalação da radioterapia, a partir deste segundo semestre, que ampliará o atendimento aos pacientes oncológicos no Maranhão. 

A vice-presidente do HSD, Maria Antônia Mendes, externou a profunda gratidão que tem por toda a equipe do hospital. “Agradeço a Deus e a  cada um de vocês. Que venham mais anos, desafios e acreditações”, afirmou ela.

Foco no paciente

Rubens Covello explicou que no foco do Qmentum é a segurança do paciente, que fica no centro das decisões, diferentemente do sistema nacional, que tem como foco a regulamentação. “Nesse sistema de acreditação canadense, o foco é o paciente, que passa a ser o centro das decisões, sempre tomadas com base em preceitos éticos, na governança, por isso o processo demora mais de um ano e meio para ser concluído. É um processo demorado, mas  eficiente”, afirmou.

Durante todo esse tempo, uma equipe instituição canadense visita o hospital para acompanhar os passos tomados e o projeto é individualizado. Tudo é automatizado e na auditoria final, o paciente e familiares são ouvidos para a palavra final sobre o atendimento recebido.

“A acreditação Qmentum traz um grande ganho não somente para o Hospital, mas para a sociedade, pois essa certificação mostra que o São Domingos, hoje, adota  padrões internacionais de segurança e que sempre estará se esforçando para, dentro de padrões validados internacional e cientificamente, em praticar uma Medicina cada vez melhor, mais segura e focada no paciente”, explicou.

A diretora Gláucia Andrade Palácio informou que o HSD também tem a acreditação plena nacional. Para ela, receber o Qmentum significa muito para o hospital. “Um ponto interessante nessa certificação é que o paciente participa mais da decisão na condução de seu tratamento. No processo tradicional, somente a equipe tem o poder de decisão. Para nós essa acreditação tem um significado enorme. Primeiro, o trabalho da equipe, que se engajou e assim a conquistamos. Mas sabemos que esse passo não é o final. É o reconhecimento de um trabalho de equipe, de tomada de decisão, de líderes comprometidos. A qualidade é uma busca incessante e é assim que o Hospital São Domingos trabalha, sempre buscando a qualidade no atendimento aos pacientes e à sociedade em geral”, concluiu.