Voltar
Menu
Pra Você

Hepatologia

Sobre

Considerada a área da medicina que estuda e cuida de doenças relacionadas ao fígado, a Hepatologia é a especialidade responsável pelo tratamento de doenças do fígado e das vias biliares. 

Com atuação tanto clínica como cirúrgica, realizamos o diagnóstico clínico da doença hepática por meio de um atendimento padronizado baseado em discussões multidisciplinares. Também realizamos cirurgias do aparelho digestivo, cirurgias hepatopancreatobiliar, com procedimentos e cirurgias do fígado incluindo videolaparoscopia, ressecção, alcoolização e ablação de tumores.

Através de discussões de casos, publicações e reuniões científicas com convidados locais, nacionais e internacionais, o setor possui vínculo constante com a comunidade nacional e internacional na área de cirurgia hepatopancreatobiliar, além de visitas frequentes a serviços de referência no exterior com a finalidade de buscar novos tratamentos na área.

O serviço de Hepatologia do Hospital São Domigos possui protocolo nacional de manuseio de metástase hepática de origem colo-retal. 

Exames e procedimentos

  • Cirurgia oncológica do aparelho disgestivo
  • Cirurgia hepatopancreatobiliar
  • Videolaparoscopia
  • Marcadores Tumorais
  • Marcadores Virais
  • Imunossupressão
  • Radiofrequência
  • Ablação

Atendimento

Localizado no 1º andar, o consultório de Hepatologia do Hospital São Domingos funciona de segunda a sábado, no horário de 7h às 13h e das 13h às 19h. Para mais informações, ligue 3216-8544.

Coordenador Médico

DR. ORLANDO JORGE MARTINS TORRES

CRM: 2280


Biografia


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-1987), Mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-1994), Doutorado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-1997) e Livre-Docência em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2000). Estágio em várias instituições de saúde internacional, como a Shoudice Institute (Canadá, 1999); o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (New York, USA, 2000); o Thomas Starzl Liver Transplantation (University of Pittsburgh Medical Center, USA, 2005); o Imperial College of London (Londres, Reino Unido, 2012); entre outras. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares (IHPBA), atualmente é Professor Titular e Chefe do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência em Cirurgia do Aparelho Digestivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Câncer do Aparelho Digestivo, Cirurgia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas, Videolaparoscopia.